Aulas de Campo transformam conhecimento em aprendizagem

Publicado por:  Mere Helen Bezerra Rocha Alves

Durante os meses de novembro e dezembro de 2017 o Programa Linhas do Conhecimento esteve com muitas ações no Núcleo da Matriz.

Oportunidades de aquisição de conhecimentos o que reforçam a aprendizagem dos nossos estudantes, intensificando a tríade do Programa, Conhecer, Cuidar e Amar.

Começou no dia 08 de novembro com o CMEI Curitiba indo ao Museu Paranaense e se encantando com a História indígena, complementando o que foi ensinado pelas professoras em sala de aula.

Dia 09 de novembro foi o dia da E.M. Caramuru em uma ação cultural foram assistir ao espetáculo João Pestana no Mini Guaíra.

Dia 13 de novembro, os estudantes da E.M. Caramuru, do 1º ano, foram ao Bosque Alemão, conhecer os encantos e toda magia do Bosque e suas histórias na casa da bruxa.

Encanto e magia foram coisas que não faltaram no espetáculo a Bela e a Fera, ofertados aos estudantes da EJA das escolas Vila Torres e Professor Brandão nos dias 16 de novembro e no  17, para os estudantes do 4º ano da E.M. Batel.

O CMAEE Maria do Carmo Pacheco conheceu e se encantou com todas as histórias do Centro Histórico e do Memorial do Curitiba no dia 21 de novembro.

Dia 22 de novembro foi um dia cheio pela manhã os estudantes da E.M. Mirazinha foram a Praça do Japão e a tarde os estudantes da E.M. Noely Simone de Ávila foram conhecer a Prefeitura e o Gabinete do Prefeito, pois foram os vencedores do Concurso de Adivinhas.

O espetáculo do João Pestana foi assistido pelas crianças do CMEI Curitiba no dia 24 de novembro, onde muito pó mágico foi espalhado e a biografia de Hans Christian Andersen foi contada, um escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis. Em vida, escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.

O Paço Municipal foi escolhido pelos estudantes da classe de Altas Habilidades do CMAEE Maria do Carmo Pacheco no dia 29 de novembro para realizar uma linda e histórica aula de rota local.

Os vencedores do Concurso de Fotolegenda, 1º ano da E.M. Mirazinha aprenderam sobre os animais taxidermizados e passaram a ser os guardiões das abelhas sem ferrão, no Jardins de Mel que esta localizado no Museu de História Natural no dia 01 de dezembro.

Os Jovens Empreendedores da E.M. Noely Simone de Ávila fizeram sua feira do SEBRAE finalizando o projeto do JEPP na unidade, com a abertura da Locadora Jardim Botânico com locação de Jogos, livros e gibis.

O Memorial de Segurança do Transporte – VOLVO- na Cidade Industrial receberam os vencedores do Concurso de Adivinhas, da E.M. Noely Simone de Ávila no dia 06 de dezembro, aprenderam muito sobre os cuidados que devem ter no trânsito, participaram dos simulares de capotagem e também de batida, uma diversão com muita segurança e aprendizagem.

O Beijo foi assistido pelos estudantes da E.M. Caramuru, no Teatro Doutor Botica, dia -08 de dezembro, uma peça filosófica, com manipulação de bonecos e reflexões sobre a imagem de cada um.

Mais estudantes do Núcleo de Educação da Matriz viraram Guardiões das Abelhas sem Ferrão, dessa vez foi à turma de Altas Habilidades do CMAEE Maria do Carmo Pacheco, no dia 14 de dezembro aprenderam sobre a polinização do bem.

Finalizando nossas aulas de campo e o ano letivo estudantes da E.M. Noely Simone de Ávila irão ao Jardim das Sensações no Jardim Botânico dia 19 de dezembro e dia 20 as crianças do CMEI Curitiba encontrarão com a Nina Futebolina, para brincarem no entorno do CMEI.

Todas essas ações foram cumpridas com objetivos pedagógicos, dentro do currículo da Secretaria Municipal de Ensino, foi de muita importância e valia para aquisição de conhecimento aos nossos estudantes e também aprofundar as ricas aulas trabalhadas pelos Professores em sala de aula. Porque permitiu que os estudantes desenvolvessem, aperfeiçoassem  as competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação. Viva o Programa Linhas do Conhecimento, Viva a Educação.

Autor: Mere Helen Bezerra Rocha Alves | Fonte: NRE- Matriz
Aula de Campo CMEI Curitiba - Museu Paranaense 08 de Novembro.