Para deixar os alunos apaixonados por matemática, a professora Gilmara do 4º ano A costuma fazer muitas culinárias.
Como a escola é integral o trabalho com essa turma é realizado em parceria com a professora do regular Cecília Matos e o contato entre ambas é diário. Em certa ocasião a professora Cecília solicitou à professora Gilmara que trabalhasse as operações matemáticas com as crianças. Como o trabalho no Complexo II tem o objetivo de ser mais lúdico e prático, a professora Gilmara pensou em uma estratégia saborosa para que as crianças guardassem para sempre esse conteúdo em seus estômagos, "ops!" digo: em sua memória.
As atividades foram realizadas da seguinte maneira:
Inicialmente os alunos pesquisaram a receita e fizeram o registro no caderno. Os ingredientes foram providenciados e houve a realização da culinária. Foram realizadas atividades envolvendo o conteúdo. Depois de muito trabalho chegou a hora mais esperada: saborear a deliciosa paçoca. Os alunos ficaram muito satisfeitos com o sabor deste trabalho, não tem explicação, só fazendo para saber.
Abaixo seguem alguns exemplos das atividades que foram desenvolvidas durante a aula com o objetivo de abordar os conteúdos propostos:
1. QUANTOS PEDAÇOS DE PAÇOCA TEM NA FORMA?
2. PARA FAZER O DOBRO DA RECEITA QUANTO IREI GASTAR?
_______GRAMAS DE AMENDOIM TORRADO E MOÍDO
_______GRAMAS DE AVEIA
_______XÍCARAS DE AÇÚCAR REFINADO
_______XÍCARAS DE ÁGUA
3. FIZEMOS UM PEQUENO PIQUENIQUE NA ESCOLA E FORAM FEITAS 4 RECEITAS DE PAÇOCA. QUANTOS PEDAÇOS DE PAÇOCA RENDERAM?
4. OBSERVE ESTA RECEITA E DEPOIS ELABORE A SUA. MUDE O NOME DA RECEITA.
RECEITA DO BOM VIVER
1 DIA BEM FELIZ
1 PITADA DE AMOR
2 BEIJOS
9 PINGOS DE PAZ
10 SORRISOS
10 GOTAS DE FELICIDADE
MODO DE FAZER
MISTURE TODOS OS INGREDIENTES E SEJA MUITO, MUITO FELIZ MESMO!
CUIDADO COM AS MEDIDAS: PASSAR PODE, FALTAR NUNCA.
Professora Gilmara Amaral
Educação Ambiental
Autor:
CEI Prof. José Wanderley Dias, EM
|
Fonte:
PROFESSORA GILMARA AMARAL