AULA SABOROSA DE MATEMÁTICA

    Publicado por:  Cristiane Martins

Para deixar os alunos apaixonados por matemática, a professora Gilmara do 4º ano A costuma fazer muitas culinárias. 

Como a escola é integral o trabalho com essa turma é realizado em  parceria com a professora do regular Cecília Matos e o contato entre ambas é diário. Em certa ocasião a professora Cecília solicitou à professora Gilmara que trabalhasse as operações matemáticas com as crianças. Como o trabalho no Complexo II tem o objetivo de ser mais lúdico e prático, a professora Gilmara pensou em uma estratégia saborosa para que as crianças guardassem para sempre esse conteúdo em seus estômagos, "ops!" digo: em sua memória.

As atividades foram realizadas da seguinte maneira:

Inicialmente os alunos pesquisaram a receita e fizeram o registro no caderno. Os ingredientes foram providenciados e houve a realização da culinária. Foram realizadas atividades envolvendo o conteúdo. Depois de muito trabalho chegou a hora mais esperada: saborear a deliciosa paçoca. Os alunos ficaram muito satisfeitos com o sabor deste trabalho, não tem explicação, só fazendo para saber.

Abaixo seguem alguns exemplos das atividades que foram desenvolvidas durante a aula com o objetivo de abordar os conteúdos propostos:

 

1. QUANTOS PEDAÇOS DE PAÇOCA TEM NA FORMA?

2. PARA FAZER O DOBRO DA RECEITA QUANTO IREI GASTAR?

_______GRAMAS DE AMENDOIM TORRADO E MOÍDO

_______GRAMAS DE AVEIA

_______XÍCARAS DE AÇÚCAR REFINADO

_______XÍCARAS DE ÁGUA

3. FIZEMOS UM PEQUENO PIQUENIQUE NA ESCOLA E FORAM FEITAS 4 RECEITAS DE PAÇOCA. QUANTOS PEDAÇOS DE PAÇOCA RENDERAM?

4. OBSERVE ESTA RECEITA E DEPOIS ELABORE A SUA. MUDE O NOME DA RECEITA.

RECEITA DO BOM VIVER

  1 DIA BEM FELIZ

  1 PITADA DE AMOR

  2 BEIJOS

  9 PINGOS DE PAZ

 10 SORRISOS

 10 GOTAS DE FELICIDADE

MODO DE FAZER

MISTURE TODOS OS INGREDIENTES E SEJA MUITO, MUITO FELIZ MESMO!

CUIDADO COM AS MEDIDAS: PASSAR PODE, FALTAR NUNCA.

 

 

Professora Gilmara Amaral

Educação Ambiental

Autor: CEI Prof. José Wanderley Dias, EM | Fonte: PROFESSORA GILMARA AMARAL
00061459.jpg
matemática
1/2