Aula Remota - Professora Sheila

Publicado por:  Débora Silva da Veiga Pereira

Sendo assim, educar é garantir aos jovens o seu pleno desenvolvimento, a partir de “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” (Art. nº 206). Educar é levar aos alunos conhecimentos dos quais talvez eles nunca teriam tido a oportunidade de conhecer sem a escola (YOUNG, 2011). É fazer o aluno florescer e “receber o tipo de educação que lhe permita refletir sobre o seu modo de vida à luz dessas alternativas.” (BRIGHOUSE, 2011, p. 13).

A partir daí, nos deparamos com uma pandemia! que já levou milhares de vidas e está deixando sequelas em que sobrevive. A escola neste momento teve que ir para dentro de casa, e dentro de casa as crianças tiveram que reaprender com o professor, que também foi para sua casa e lá não desistiu de seus alunos. Em meio aos desafios de levar aulas e atividades aos estudantes, os professores juntamente com a gestão da escola iniciaram um planejamento de ampliar o acesso ao conteúdo. Hoje a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, realiza por meio da TV escola e pelo canal do YouTube vídeo aulas E a cada 15 dias (em média) entregamos atividades complementares, planejadas de acordo com as vídeoaulas e o currículo da rede de educação municipal para todos os estudantes da escola. Hoje observamos uma realidade que foi desenhada pela equipe de servidores do CEI DAVID CARNEIRO, onde cada um colocou uma peça neste grande “quebra cabeça” chamado ensino remoto, efetivando a integração das famílias e o envolvimento cada vez mais das crianças.

Hoje apresentamos nossa primeira reportagem sobre ações desenvolvidas pelos professores da Escola Municipal CEI David Carneiro em Curitiba Paraná.

Na proposta desta videochamada do componente de história, para a turma do 2° ano C, os alunos tiveram a experiência de noções temporais, vivenciando sua própria linha do tempo, de outras crianças e da professora.

Possibilitando a observação do processo de crescimento (bebê/criança/adulto), fazendo a relação com o passado, presente e futuro.

Foi realizado algumas montagens, onde todos compararam a passagem do tempo. Em uma divertida brincadeira puderam imaginar como será sua aparência física, dos colegas e da professora, daqui muitos anos. (Professora SHEILA ALVES DE FARIAS).

"Foi bem interessante, ela se vendo no passado, presente e futuro, foi engraçado ela se ver como uma senhora de idade, a gente riu bastante, mas expliquei pra ela que nossas vidas são feitas de etapas e que todos vamos passar por essa transformação". (Relato da Silvana, mãe da aluna Haylla Vitória).

Meu nome é Regina, sou mãe da aluna Débora Padilha Franczak do 2º ano. “Gostaria de falar sobre a aula de vídeo chamada desta semana, A Débora gostou muito, entendeu bem sobre o passado, presente e futuro. Adorou ver as fotos, e principalmente a brincadeira com a foto de todos no futuro. Deu muita risada. (Regina mãe da aluna Débora).

Depoimento da Estudante Debora 2ºC

Depoimento do Estudante Felipe