Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Aula de música contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes

Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

Os alunos matriculados no período integral da Escola Municipal Pilarzinho estão desenvolvendo através da Oficina de Música, além dos aspectos inerentes a musicalização, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a audição, o respeito, o raciocínio e a disciplina pessoal. Nas aulas de música da escola, os estudantes aprendem a tocar instrumentos musicais de percussão, flauta doce e o canto coral.

As características técnicas musicais de ritmo, duração, timbre e intensidade já estão sendo dominados pelas crianças. “A turma já conhece e toca na flauta as notas musicais: SI, LA, SOl, DÓ, RÉ, e estamos ensaiando as músicas "Ovelha de Maria" "O trem de ferro" e "Atenção’”, afirma a professora Juliana Maria Ielen Opuszka.

Na percussão, o bate copo está sendo trabalhado com os alunos com o intuito de acostumá-los com o acompanhamento do ritmo musical para que futuramente passem a utilizar os instrumentos de banda.

A música no Pilarzinho

A inicialização musical já faz parte da história da Unidade que já participou de eventos pela cidade como a Bienal de Música de Curitiba e realizou diversas apresentações para a comunidade escolar. “A música propicia ao indivíduo conhecer a sua cultura e faz com que ela entenda que também pode ser produtora de sons musicais”, afirma a articuladora Sonia F. Nadur.

Autor: Gustavo Leandro de Siqueira Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
flauta