Através de sua própria história os estudantes constroem sua identidade

    Publicado por:  Denise Neuburger da Silva

    Tendo como ponto de partida a constituição da identidade dos sujeitos nos diferentes grupos sociais, diferentes tempos e espaços, e sabendo-se que a partir do momento em que as crianças têm a percepção de que possuem uma história, fazem parte de um grupo familiar e são sujeitos atuantes no mundo em que vivem, a professora regente Sofia Caroline Weiber Martins, propôs uma atividade onde cada estudante pôde conhecer um pouco sobre a infância das pessoas, dela própria e de outras crianças, além do passado dela, de outras crianças e do professor.

   Dentro do objetivo proposto, os estudantes do ano A foram orientados a conversar com suas famílias sobre o passado e, em seguida, trazer para a escola fotos que mostrassem um pouco sobre o seu passado e o seu presente, para apresentar para os colegas e para professora.

   No momento das apresentações os estudantes relembraram momentos vivenciados com os seus familiares e amigos mais próximos.

   A participação da turma foi muito boa!

   Além de apresentar a sua história, os estudantes observaram, por meio de uma apresentação de slides, fotos do passado e do presente de algumas professoras, como os da própria professora regente da turma, a professora Sofia, da professora de Ciências, Eliane de Lima Penz e da professora de Educação Física, Aline Bichels.

   Segundo a professora Sofia "a intenção com esse encaminhamento foi proporcionar uma reflexão mais significativa para os estudantes, e que eles possam se sentir protagonistas do seu processo de aprendizagem!".

As fotos serão disponibilizadas para apreciação de todos no mural da escola.

Autor: Denise Neuburger da Silva | Fonte: Sofia Caroline Weiber Martins
00338040.jpg
Através de histórias contadas o estudante se percebe agente da sua própria história
1/4