Escola Municipal Paranaguá, Escola Municipal

logo escola

ATIVIDADES ESCOLARES 2016

    Publicado por:  Taciane Graciano

ESCOLA MUNICIPAL PARANAGUÁ – ED. INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL CURITIBA, FEVEREIRO DE 2016

          É com muita alegria e satisfação que iniciaremos mais um ano de atividades escolares.

          Nossa escola tem a responsabilidade de oferecer ensino de qualidade aos alunos, assegurando seu desenvolvimento integral, sua formação básica para o trabalho e para a participação social ativa, bem como seu aprimoramento como pessoa humana. Para que este objetivo possa ser alcançado com êxito, contamos com a participação das famílias no cumprimento de algumas normas que facilitarão nosso trabalho e o desenvolvimento de nossas crianças:

PONTUALIDADE: respeitar os horários de entrada e saída:

Manhã –7h30min às 11h30min

Tarde – 13h15min às 17h15min

ABERTURA E FECHAMENTO DO PORTÃO:

Manhãabertura: 7h10min e fechamento: 11h45min

Tarde –   abertura: 13h e fechamento: 17h30min

          Lembramos que não é reponsabilidade da escola para com os alunos fora das dependências da escola, antes ou depois da abertura e fechamento do portão, inclusive para os alunos que utilizam transporte escolar. Os condutores de transporte escolar deverão ser informados pelos pais da criança sobre o horário da escola e deverão respeitá-lo. Caso o transporte chegue à escola antes do horário estipulado para a abertura do portão, estes deverão aguardar juntamente com a criança a abertura.

  1. Identificação dos uniformes escolares: serve para identificar as crianças e se, sua criança possui, que sempre o use, todos devem conter o nome do aluno para evitar extravio. É proibido o uso de maquiagem. Nos dias de passeios deverão vir uniformizados. Meninas não devem usar calçados com saltos.
  2. Justificativa de faltas: os pais devem comunicar as faltas dos alunos mesmo quando não há atestado médico e inclusive nos dias de permanência (Arte, Ed. Física, Ensino Religioso e nas aulas de Ciências). A falta será justificada na chamada do professor apenas com Atestado Médico, Odontológico, Psicológico. Quando o estudante apresentar no mês 7 faltas alternadas ou 5 consecutivas a escola preenche o FICA, que é uma determinação da mantenedora e deve ser encaminhado ao  Conselho Tutelar. 
  3. Atrasos: os alunos que chegarem após 10 min, a partir do horário de entrada deverão passar pela secretaria para que seja registrado o atraso na agenda. Em casos reincidentes, será solicitado a presença dos pais.
  4. Aulas de Ensino Religioso: segundo as Diretrizes Curriculares Municipais, todas as escolas devem oferecer aulas de Ensino Religioso, porém, sem vínculo com nenhuma religião específica e sim como forma de conhecimento do fenômeno religioso como fato cultural e social.
  5. Aulas de Educação Física: o aluno participará das aulas somente com roupas e calçado adequado (tênis). As meninas não devem usar tamancos, sandálias, rasteirinhas ou sneaker (aquele tênis com salto dentro), e quem tem cabelo comprido prender e não usar brincos, correntes, pulseiras, etc.
  6. Óculos: orientar as crianças com relação ao uso e cuidado com os mesmos.
  7. Projetos de contraturno: haverá projeto de xadrez e tênis em contraturno e os estudantes serão indicados pelos professores.
  8. Agendas: todos os alunos devem ter a agenda escolar para a comunicação entre escola e família e os pais deverão verificá-la e assiná-la diariamente. Os pais deverão preencher a identificação do aluno por completo, colocando todas as informações solicitadas, inclusive o número do cartão do SUS. Estudantes que não têm o cartão do SUS devem providenciá-lo fazendo na Unidade de Saúde mais próxima ao endereço residencial. TELEFONES ATUALIZADOS PARA OS CONTATOS. Valor da agenda R$ 10,00.
  9. Garrafinhas de água: é permitido trazer garrafinhas com água para a escola, porém, para evitar transtornos na sala de aula e também para preservar a higiene dos alunos, as mesmas devem ser identificadas com o nome da criança.
  10. Lanche: deve-se dar preferência ao lanche oferecido pela escola. Quando o aluno optar por trazer lanche de casa, este deve ser simples, como uma fruta, pão, suco. É proibido salgadinho, bolacha recheada, refrigerante, chocolate, etc. O cardápio será enviado mensalmente.
  11. Brinquedos: apenas os alunos da Educação Infantil têm dia de trazer brinquedo, os demais não deverão trazê-los, a escola não se responsabiliza por perdas e extravios.
  12. Atendimento aos pais: os pais serão atendidos com horário marcado pela pedagoga no dia da permanência da professora quando houver necessidade, ou solicitação da família, agendada  previamente.
  13. Remédios: somente serão ministrados na escola com a presença da receita médica.
  14. Aparelho celular: é proibido trazer celular para a escola. Em casos de urgência será utilizado o telefone da escola como meio de comunicação entre aluno e família.
  15. Ocorrências: as ocorrências indisciplinares dos alunos serão registradas pelas professoras em folha própria, e após três registros os pais serão chamados na escola.
  16. Material escolar: encapados com o nome e vistoriados diariamente pelos responsáveis, para que tarefas de casa, avisos importantes, comunicados em geral, não passem despercebidos. Trazer os lápis apontados diariamente, verificando se o estudante está com o material na mochila; penal, agenda, tarefa a ser entregue. Trazer somente os pertences de sala de aula. A escola não pode se responsabilizar por extravios ou perdas de materiais escolares.
  17. Livros didáticos: total responsabilidade do aluno e da família o cuidado com o mesmo. Rasgos, riscos, perdas ou quaisquer danos não serão repostos livros novos. Para as turmas do 1º ao 3º Ano os livros de Língua Portuguesa e Matemática os estudantes farão as atividades no próprio livro. No final do ano letivo, levará o livro para casa. Os demais não são consumíveis e ficam na escola no final do ano. Para os 4º e 5º anos os livros serão utilizados durante os próximos três anos (2016/2017/2018). Encapá-los e não escrever em suas páginas em hipótese alguma. Estudantes o receberão após a família assinar o TERMO DE COMPROMISSO. Os livros da biblioteca com danos ou extraviados deverão ser repostos ou ressarcidos.
  18. Banheiro: se sua criança tem necessidade de ir ao banheiro com mais frequência, envie-nos atestado, justificando.
  19. Contribuição: a contribuição voluntária e mínima  da APPF (Associação de Pais, Professores e Funcionários) é de 5% do salário mínimo R$ 44,00, por família (taxa anual). Essa contribuição é valiosa para a escola, o carnê será enviado nos seguintes meses: março/junho/setembro e dezembro, ou em uma única parcela a ser quitada no mês de março.
  20. Piolhos: observar a cabeça de suas crianças com frequência, pois como sabemos, os piolhos voam, independente da higiene. Caso encontrem em sua criança, comunique-nos imediatamente. Caso o problema persista será solicitado à presença da família na escola. Também orientamos a passar repelente nos alunos antes de virem à escola.
  21. Saídas antecipadas: alunos sairão da escola com antecedência mediante bilhete na agenda contendo nome, grau de parentesco da pessoa e telefone dos pais e/ou responsáveis, no caso de confirmação para liberação.
  22. Tarefa de casa: dever do aluno deve ser feita em lugar apropriado e nunca na frente da TV, os pais deverão acompanhar a tarefa; fazer correções ortográficas; entregar na data estabelecida e justificar a falta da entrega, quando não for possível a realização da mesma. Pedir para o estudante refazer a tarefa se a letra estiver muito feia. Estar atento as datas de entrega de tarefas e trabalhos solicitados.
  23. Disciplina: orientar seu(sua) filho(a) sobre a importância de cumprir as regras da sala e da escola. Respeitar professores e funcionários. Prestar atenção na aula.
  24. Projeto Conhecer Para Prevenir: treinamento para situações de emergência com todas as pessoas que estão na unidade.
  25. Trânsito: não estacionar o carro onde houver sinalização com cones.
  26. Aniversário: em reunião entre professores e direção ficou estabelecido que não serão feitas comemorações de aniversário na escola.
Autor: Paranaguá, EM | Fonte: E. M. PARANAGUÁ
00099636.jpg
retorno
1/1