Atividades desenvolvidas pelas estagiárias da UFPR

    Publicado por:  Nair Terezinha Konzen Correa

Algumas atividades foram desenvolvidas pelas estagiárias do curso de Pedagogia da UFPR, supervisionadas tanto pela professora responsável do estágio, como pelas professoras das turmas e pela pedagoga do CMEI Campo Alto.

Entre as atividades desenvolvidas uma delas foi a aplicada pela estagiária Evelyn Kowalski Boleti com a turma do Maternal I e da Fernanda do Nascimento Silva com a turma do PRÉ I A.

Sobre a prática das atividades

Maternal I

A prática buscou apresentar os animais e seus respectivos sons e texturas, a partir da mediação de leituras, contação de história, música, áudios e expressões artísticas feita pelas próprias crianças. A prática contribuiu para o desenvolvimento e aumento do repertório (oralidade) das crianças, partindo daquilo que eles já demonstravam saber e tinham interesse.

PRÉ

Nas práticas pedagógicas foram realizadas atividades relacionadas aos cinco sentidos, explorando o conhecimento de cada um, ressaltando as diferenças e preferências. Dentro desse tema exploramos questões sobre as pessoas com deficiência auditiva e visual, apresentando para as crianças o Braille e a Linguagem brasileira de Sinais (LIBRAS) e nos dias de integração foi trabalhado a higiene bucal, buscando associação com o tema do corpo humano e os cuidados pessoais.

Autor: Campo Alto, CMEI | Fonte: Fernanda e Evelin