Atividades de ampliação cultural e territorial foram vivenciadas na Semana de Estudos Pedagógicos da Escola Municipal Professor Kó Yamawaki

    Publicado por:  Isis Moratto Romão Ferens

Conhecer os espaços da cidade, fortalecer a consciência urbana, vivenciar práticas de exploração da cidade foi o objetivo da Semana de Estudos Pedagógicos da Escola Municipal Professor Kó Yamawaki.

No sábado, dia 04/05, os profissionais puderam participar do roteiro Memorial de Curitiba, proporcionado pelo Programa Linhas do Conhecimento. Nesse trajeto conheceram a história dos memoriais da imigração portuguesa, árabe, polonesa, ucraniana e italiana.

Atividades de ampliação cultural e territorial foram vivenciadas a partir da metodologia de aula de campo. Essa ação se caracteriza por valorizar os bairros e culturas que contribuíram para a formação da nossa cidade.

Práticas foram propostas para direcionar a observação dos professores. Para experiência estética foram utilizados cartões para apreciação de possíveis objetos do roteiro. Cadernetas de campo foram usadas para realizar anotações e responder questionamentos referentes ao espaço indicado.  Observar e registrar fotograficamente algo que nunca tinha visto ou percebido foi outra proposta dessa manhã. Além dessas atividades, durante todo o trajeto, os educadores foram desafiados a localizar uma referência de patrimônio material recebida e fazer um registro no formato self.

A mediação dessa aula de campo foi realizada pelas representantes do Programa Linhas do Conhecimento, do Núcleo Regional de Educação do Boa Vista, Andressa Pires e Isis Romão Ferens.

A possibilidade de transitar por diferentes espaços incentivou significativamente o desenvolvimento do currículo, em uma perspectiva socializadora e cultural, buscando romper com as barreiras da sala de aula e possibilitando novos olhares para a prática pedagógica docente.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: NRE Boa Vista - Programa Linhas do Conhecimento
00213480.jpg
Sep Kó
1/7