Atividades da Biblioteca Profª Rejane Sachette 2021

    Publicado por:  Maria Eliza Fernandes da Silva

 

Na atividade do “Pintinho Ruivo de Raiva” de Anderson Novello, foi possível apreciar a história de Alonso, o pintinho que havia saído de casa e a mãe lhe escreve uma carta, saudosa, lembrando-o das coisas boas que ele deixou em casa. No trecho da história a mãe lembrava do plantio do milho e no final da colheita o cheiro delicioso do bolinho de fubá. O desenvolvimento da proposta deu-se em duas etapas, o da contação da história e no segundo momento a “roda de conversa”, relembrando e questionando sobre o conteúdo da história, personagens e acontecimentos, em seguida degustação de chá de erva-doce, feito com as sementinhas da erva-doce e o bolo de fubá, com sementinhas de erva-doce. Foi muito satisfatório a troca de experiências juntamente com a parceria da professora Loíde do 1º  ano A.

Para os estudantes da Professora Flávia do 2º A, no momento da acolhida, aconteceram alguns relatos tristes sobre as perdas dos avôs e dos bisavós, a partir desse momento foi proposto a história do “Vovô é um herói!”, que conta sobre um avô muito especial, que quando esquecia o fogão ligado ou algum acontecimento fazia com que ele levasse uma bronca de sua filha, ele ficava mal e humilhado e logo inventava uma fada do esquecimento, ou uma aventura para entreter o neto, para que ele não percebesse o Alzheimer se aproximando cada vez mais... Então o menino fica sabendo, questiona e o avô lhe diz:  "Se eu te esquecer, por favor não esqueça-se de mim". Em sequência da proposta durante a oficina feita na Biblioteca da qual cada criança, fez uma homenagem a seu avô decorando uma figura do avô, para homenageá-lo.

Para a turma do terceiro ano, foi trabalhado o tema: “Árvore dos sentimentos”. Durante a oficina, foi criado o pássaro para árvore, e terá continuidade com gravações de relatos organizados pelos estudantes em relação aos seus sentimentos e desejos para um "Novo Tempo".

Em continuidade sobre o Bullying com os alunos da professora Adriana, e com a professora Ecléia, dos quartos anos, propôs-se o tema: “Olelê”, associando ao conteúdo por elas trabalhados, um relato muito interessante sobre a África. 

Para os Quintos Anos foi proposta a história: “Quem tem medo do ridículo?”. No primeiro encontro a apresentação do texto e no segundo encontro a oficina, que em parceria com as professoras regentes foram distribuídos materiais para recorte e os alunos ficaram encarregados de selecionar uma cena “ridícula”, colar e explicar se a cena é ou não, com relato por escrito.

No decorrer do restante do ano letivo, todas as turmas trabalharão sobre o Bullying utilizando o livro: “E lá vem o Papa-livro”.

 

Autor: Professora Alceni - Biblioteca | Fonte: Diretora Lígia Correia Ogurtsova
00320084.jpeg
imagens
1/36