Até o mês de maio, a equipe pedagógica da Regional Tatuquara realizou diversas ações junto aos CMEIs e Escolas, conforme informações a seguir.
Iniciamos em fevereiro a formação com as professoras e pedagogas de Educação Infantil das escolas, realizando estudo e discussão de acordo com as orientações do caderno da Semana de Estudos Pedagógicos SEP 2018, com o objetivo principal de refletir sobre o processo de avaliação na educação infantil. Em março o Encontro de Formação da Educação Infantil – Escolas teve continuidade com reflexões sobre as práticas cotidianas, com ênfase nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como nos documentos oficiais da SME.
Foi realizado também o encontro de Formação da Educação Infantil - CMEIs, com o público formado por diretores e pedagogas(os), trouxe reflexões a respeito das especificidades do planejamento para esta modalidade de ensino. Em abril, os conteúdos abordados foram o planejamento, considerando a concepção de trabalho das Diretrizes Curriculares, análise de diagnósticos de práticas e planejamento de possibilidades de contextos de aprendizagem significativos.
Em relação ao Ensino Fundamental, a reunião de pedagogas do mês de março trouxe reflexões sobre os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização-ANA e orientações sobre a importância do PAPI (Programa de Apoio Pedagógico Individual). Em seguida foram realizadas as orientações referentes a elaboração plano de ação considerando a Avaliação dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade.
Ocorreu, também, uma reunião pedagógica administrativa com o intuito de promover análises, reflexões e discussões acerca da Instrução Normativa nº. 5/2016 que traz orientações para organização e qualificação do conselho de classe trimestral.
Ainda tivemos uma reunião com as professoras articuladoras das escolas integrais da nossa regional, em parceria com a Secretaria de Saúde. Trabalhamos com o Caderno de Alimentação abordando a temática de alimentação saudável e orientações relacionadas à higiene no ambiente escolar.
Autor:
NRE Tatuquara
|
Fonte:
NRE Tatuquara