ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Aproximação, comunicação e troca de afeto entre professores e estudantes

    Publicado por:  Danyele Cristine Duarte Oliveira

As atividades complementares elaboradas pela escola e entregues paras as famílias quinzenalmente, são um importante vínculo que os estudantes mantêm com a escola, os professores e os estudos. Essa construção de atividades envolve toda a equipe da escola, sendo pensadas e planejadas com muito cuidado, carinho, profissionalismo, comprometimento e atenção. Os professores assistem as videoaulas dos componentes curriculares (Arte, Educação Física, Ensino religioso, Língua portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) dos quais são responsáveis e elaboram propostas que visam ampliar e/ou retomar temas ou conteúdos que consideram importantes para a aprendizagem dos estudantes. Mas não é só isso, através das atividades complementares também é possível criar um canal de comunicação entre os professores e as crianças, uma vez que são enviados recadinhos, lembretes e espaços para que os estudantes e os responsáveis possam se expressar sobre a aprendizagem. Constituindo assim, um importante instrumento de aproximação entre a escola e as famílias. Quando os professores recebem esse retorno ficam muito felizes e emocionados, o que se envidencia no depoimento de alguns, veja abaixo.

Sinto o aluno mais perto mesmo estando longe, sinto que aquele desabafo do recadinho de saudade está fazendo efeito pra eles. E pra nós também. Quando pedimos um feedback das atividades, eles aproveitam pra dizer que estão com saudades e que preferiam estar fazendo na escola, corta o coração. Diz a professora Michele de Educação Física da tarde.

“Eu amo receber os materiais dos estudantes! Por meio deles posso ver que, apesar das circunstâncias, as crianças têm se interessado pelos estudos e se esforçado para aprender e isso me motiva e me enche de esperança de logo podermos estar juntos na escola novamente!” Afirma a professora Ana Paula - Regente do 2ºano A.

“Da mesma forma que os pais não deixam de ser pais quando seus filhos estão na escola, nós professores não deixamos de ser educadores quando as crianças estão em casa. Esta interação neste momento se dá pelas atividades complementar que enviamos para casa e depois retomamos para correção, é a maneira que encontramos além do pedagógico de mantermos o vínculo com as crianças.” Relata a professora Luciana – Corregente do 4ºano B.

“No momento, as atividades complementares são a nossa única forma de participar ativamente da condução do processo de aprendizagem dos estudantes. É um momento de muito estudo e pesquisa para a elaboração, e o retorno se faz de extrema importância. dá muita alegria ver atividades feitas realmente pela criança, onde o papel do adulto se faz necessário só para conduzir e orientar o preenchimento. É muito satisfatório atingir os objetivos que pensamos para cada exercício feito.” Expõe a professora Giovanna – Regente do 2º ano A (M) e Corregente do 1ºano A (T).

“Que alegria receber as atividades e ver o empenho e dedicação de cada um!” Diz a professora Natalie – Corregente do 3º ano B.

“Nós professores ficamos muito felizes em receber as atividades que são feitas com muito capricho e dedicação. A participação da família neste momento difícil tem sido de fundamental importância para aprendizagem dos alunos. Agradeço a todas as famílias que tem colaborado com a escola e participado intensamente da aprendizagem das nossas crianças.” Diz a professora Claudete – Regente do 1ºano B.

“Tem sido muito gratificante ver que as nossas crianças estão realizando as atividades complementares, fazemos com muito amor.” Afirma a professora Poliane – Corregente do 4ºano A

“É muito gratificante ver todo o empenho dos estudantes em realizar as atividades complementares. Entendo que todos nós estamos passando por um momento difícil, mas cada registro e cada atividade me deixa orgulhosa de ver todo o esforço da criança e apoio das famílias. As fotos recebidas essa semana com estudantes realizando as atividades nos motiva a querer e pensar em contribuir cada vez mais com a construção do conhecimento dos pequenos.” Expõe a professora Juliane Bonin – Regente do 3ºano C.

Sendo assim, a realização e o retorno dessas atividades para a escola é de extrema importância nesse momento. E a comunicação entre a Família e a Escola é fundamental.

Na próxima segunda-feira, dia 17/05, estaremos entregando na escola as Atividades Complementares 6, lembrem-se de entregar na escola as atividades já realizadas pelos estudantes. Caso a família opte por imprimir em casa, seguem os links:

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 6

1º ANOS

2º ANOS

3º ANOS

4º ANOS

5º ANOS

 

Autor: Danyele Cristine Duarte | Fonte: EQUIPE JWD
00295733.jpeg
Fotos enviadas pelas famílias
1/22