Atividades com Haicais homenageia Curitiba

    Publicado por:  Neusa Cavalheiro de Lima Camargo

    Atividades que estão fazendo a diferença na aprendizagem nas turmas de 1º anos do CEI Érico Veríssimo, o olhar das professoras Daniela, Jaqueline, Wagna e Wania, favoreceu uma brincadeira por meio de poemas com linguagem simples e com bom humor que retrata características sobre Curitiba. Na sequência a carta, redigida pelas professoras, destinada ao Álvaro Posselt autor desses poemas definidos como: “Haicais”

(Alvaro Posselt nascido Curitiba, professor de língua portuguesa e poeta. Alguns de seus haicais podem ser conferidos nos muros de centro de Curitiba).

“Querido amigo do mundo das letras

      Com grande satisfação que nossa equipe de alfabetizadoras de ciclo! do CEI Érico Veríssimo, gostaríamos de compartilhar com você, alguns momentos que foram por demasia importantes em nossa rotina esta semana.

     Como é de conhecimento dos docentes de nossa capital Curitibana comemorar seus 326 anos, recebemos por parte dos nossos gestores a tarefa de trabalhar com nossas crianças tal conteúdo, partimos então da ideia de algo do convívio deles uma vez que nosso CEI prioriza a aprendizagem a partir das convivências prévias.

    Não haveria então como você passar despercebido por nós educadores sem que pudéssemos somar e dividir com as crianças um pouco do seu trabalho maravilhoso. Oferecemos a elas primeiramente uma roda de conversa induzindo ao conhecimento acerca do clima da nossa cidade e fatos cotidianos de nossa rotina dentro e fora da escola, foi perfeito pois nossos pequenos se empolgaram com dizeres como:

 - Professora ontem cheguei de blusa na escola e no almoço suei até escorrer no rosto, minha mãe não mandou nada! - Ontem fui para a farmácia com meu pai, tomei sorvete e doeu a garganta! Uma conversa valiosíssima pedagogicamente correta.

   Nesse momento apresentamos sua foto, biografia e elemos alguns haicais, definimos o sentido da palavra. (Aluno): Professora não é sky né, porque eu tenho essa em casa. (rsrsrs).

  Optamos em votar e escolher os haicais de preferência dos nossos pequenos e dividi-los por salas uma vez que somos em quatro professoras.

    Para finalizar querido amigo do mundo das letras, segue o resultado do nosso trabalho realizado pelos alunos dos primeiros anos, com grande capricho e esmero.

   Aproveitando o ensejo, gostaríamos de convidar você a nos fazer uma visita e conhecer seus coadjuvantes no CEI, acredite será uma honra para nós professoras finalizar a atividade proposta dos 326 anos de Curitiba com sua visita pois o aniversário é da capital e o presente poderá ser nosso!

 Atenciosamente

Professoras Daniela, Jaqueline, Wania e Wagna”

 

Autor: CEI Érico Veríssimo, EM | Fonte: Profs Daniela, Jaqueline, Wania e Wagna - 1º anos