Em meio a tanta tecnologia e correria a nossa cidade passa despercebida. Cada canto dela tem sua magia, seu encanto, um detalhe único que faz dela uma cidade especial.
Com esse enfoque, realizamos nesta primeira semana de aula uma integração entre as turmas, da Escola Municipal Maringá com o tema “Conhecendo Curitiba”, organizado pelas professoras de Educação Física e Arte.
E foi assim, que nossas crianças, de uma maneira diferente, passearam pela cidade sem sair da escola. Passaram por alguns pontos turísticos, como praças, parques e alguns bairros. Foi um contato pequeno, porém grandioso pela sua intencionalidade.
Brincamos juntos e aprendemos mais sobre Curitiba!!!
As professoras de Educação Física organizaram um passeio por pontos turísticos da cidade e em cada parada tinha uma atividade diferenciada, por exemplo: Zoológico – conversa com as crianças sobre o Zoológico, o que tem lá, qual animal eles mais gostam e assim foram interagindo, conhecendo e imitando diferentes animais. Na parada do Parque Barigui passaram por uma trilha com obstáculos e percorreram a ponte e enfrentaram o temível jacaré do parque.
Foram cinco paradas divertidas e ao chegarem à escola, final do percurso participaram de uma conversa instigadora.
Os terceiros anos, em equipe, tiveram que procurar as peças de um quebra cabeça das regionais da cidade, que estavam escondidas pela escola. No final, após a montagem do quebra-cabeça, o incorporaram ao mapa de Curitiba.
Os estudantes dos 4ºs e 5ºs anos e Classe Especial, participaram de uma gincana com três provas:
* a primeira consistia em registrar o maior número de bairros da cidade.
* na segunda, deveriam procurar um pacote com letras e formar o nome de dois bairros.
* na terceira, deveriam relacionar os nomes de um bairro, praça ou parque, na lacuna correspondente.
As professoras de Arte apresentaram a cidade de Curitiba de forma ilustrativa por meio de vídeos e imagens gráficas. Os anos iniciais, após assistirem aos vídeos fizeram a representação da cidade, por meio de móbiles. Já os anos finais e a Classe Especial construíram maquetes representando o meio de transporte coletivo de Curitiba.
A proposta envolveu todos os estudantes, percebemos que além da integração entre as diferentes turmas, objetivo principal para este início de ano letivo, culminou com a efetivação da aprendizagem de forma lúdica e significativa. Despertou neles a vontade de conhecer mais a fundo a bela Curitiba, compartilhando o que aprenderam com suas famílias. Leia abaixo o relato de dois estudantes sobre as atividades das quais participaram:
“Um jeito interessante de conhecer as praças, os parques e a cidade de Curitiba.”
(Lucas 4º E)
“Achei divertido porque a gente pode brincar e aprender ao mesmo tempo.”
(Manuela 4º D)
Autor:
Maringá, EM
|
Fonte:
Maringá, EM