Estudantes e professores que participaram da 26ª Olimpíada Brasileira de (OBA) e 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2023 receberam homenagens da Secretaria Municipal da Educação nesta sexta-feira (17/11), no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz.
O evento foi organizado pela Gerência da Educação Integral - Práticas de Ciência e Tecnologia e Articulação Científica.
Ao todo, participaram cinco mil estudantes e 142 professores, sendo 261 estudantes medalhistas e 48 professores homenageados.
A secretária municipal da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância do envolvimento das crianças com essas atividades.
“Os estudantes se aprofundam em conhecimentos científicos astronômicos, estudando voluntariamente os conteúdos da Olimpíada”, explicou.
A secretária lembrou ainda que a participação das escolas de Curitiba é permanente ao longo dos últimos anos, incentivada por meio do acompanhamento, formação de professores das equipes técnicas do Departamento de Ensino Fundamental e em especial, pelo trabalho pedagógico realizado nas escolas integrais em tempo ampliado.
Interesse científico
A Olimpíada e a Mostra Brasileira de Foguetes são eventos nacionais organizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de difundir o conhecimento astronômico, fomentando o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins.
Participam escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio.
A OBA e a MOBFOG são realizados dentro da própria escola, têm uma única fase e são realizadas durante um ano letivo. Desse modo, os certificados e medalhas são entregues diretamente às escolas durante o ano em que os estudantes participaram dos eventos.
Autor:
SME
|
Fonte:
SME