Assinatura da ordem de serviço para a construção da quadra coberta da EM Dr. Osvaldo Cruz

    Publicado por:  Vanessa Viol Moretti

Entre os meses de março e abril, a Prefeitura de Curitiba inicia a construção de três bibliotecas escolares e quatro quadras esportivas em unidades de educação do Município. Essa notícia foi anunciada pelo prefeito Gustavo Fruet nesta quarta-feira (18), na Escola Municipal Doutor Osvaldo Cruz, na Vila Formosa, no bairro Novo Mundo, durante assinatura de ordem de serviço para construção de quadra coberta para a escola.

A quadra dará mais qualidade às atividades desenvolvidas com os 300 estudantes de turmas de 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental. A comunidade escolar lotou a escola para comemorar o início da construção.

“Sei que a quadra coberta é a melhor sala de Educação Física e um importante espaço de convivência dos profissionais da educação e da comunidade”, disse o prefeito. Ele recebeu das mãos da aluna Brenda Pereira, do 4.º anos, uma carta escrita por todas estudantes da escola, agradecendo a melhoria que será feita na escola.

A quadra coberta terá 15 x 21metros, totalizando uma área de 315 m² e permitirá praticas desportivas aos estudantes tanto nos dias de chuva quanto de sol forte. Junto à quadra será construída uma arquibancada e uma escada de acesso ao bloco superior da escola. O custo total da obra será de R$ 326.993,59 e o prazo de execução será de sete meses.

Com a nova área na escola, projetos antigos que preveem ampliar a participação das famílias na vida escolar das crianças poderão sair do papel. “Com a quadra, poderemos organizar encontros, palestras, atividades culturais para que as famílias participem sem a preocupação com o número de pessoas e o espaço disponível para atendê-los”, disse a diretora da escola, Maria Lucimara Bares Bodziak.

O clima instável de Curitiba atrapalha a proposta pedagógica elaborada pelos profissionais da escola, que ainda não conta com o espaço coberto para atividades esportivas e culturais. Em dia de tempo instável, as turmas dos estudantes atendidos em período integral acabam prejudicadas. "Oferecemos atividades extras, como futebol e dança para os estudantes e com a quadra poderemos atender melhor e com mais opções de atividades", disse a diretora.

A construção de quadras cobertas e bibliotecas em todas as escolas onde houver espaço integra o plano de governo da atual gestão da Prefeitura. “Oito escolas, quatro bibliotecas e duas gibitecas já foram construídas desde 2013”, disse a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo. Ela lembrou que a Oswaldo Cruz foi a primeira escola onde trabalhou na rede municipal e por isso estava muito feliz de voltar à escola em dia de festa.

Cleusa Gomes de Proença, aposentada, conhece a escola há mais de 30 anos. O filho dela estudou na Doutor Osvaldo Cruz e agora a neta, Isabelle de Lima, de 7 anos, é aluna de lá. “A quadra era um desejo de todos”, conta a avó, que acordou cedo para ir com Isabelle na escola. “Eu ensaiava dança e nunca consegui ensaiar direito por falta de espaço. Agora vou voltar a dançar”, disse a aluna.

Karine Mani, de 7 anos, foi com a mãe Rosimeire Mani para a escola. A menina estuda no período da tarde, mas fez questão de ir pela manhã para conhecer o prefeito. “Agora tenho certeza de que todas as terças e quintas teremos aulas de Educação Física”, comemorou a aluna.

O evento teve a apresentação da fanfarra da escola municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, que fez apresentação no espaço onde a quadra será construída. Estiveram presentes o administrador regional do Portão, Marco Melo, além de lideranças comunitárias.

Investimentos

Desde 2013, receberam quadras as escolas municipais Castro, Nivaldo Braga, João Cabral de Melo Neto, João Macedo Filho, Otto Bracarensse Costa, Sady de Souza, Paulo Rogério Guimarães Esmanhotto e Ana Hella.

Já as novas bibliotecas ampliaram as ações de literatura nas escolas municipais Escola Pilarzinho, Nansyr Cecato Cavichiolo, Hamiltoin Calderari e na Unidade de Educação Integral Vila Torres (Matriz), além das gibitecas Alceu Chichorro, no bairro CIC e Jardim Pinheiros, em Santa Felicidade.

Postado por: TÁLITA RASOTO 
Fonte: Por Cristiane Guancino

Autor: NRE Portão | Fonte: http://cidadedoconhecimento.org.br/
00058739.jpg
Osvaldo 1
1/3