Assessoramentos DIAEE com as unidades escolares

Publicado por:  Suelen Cristina Mira Rosa

Na regional do Bairro Novo é constante o processo de pensar em estratégias visando realizar um acompanhamento dinâmico e ao mesmo tempo qualitativo, pois a regional sempre se destacou por ter o maior número de matrículas de crianças e estudantes público alvo da educação inclusiva.  Os assessoramentos sempre foram atribuições das representantes do DIAEE e como em todos os setores, a equipe precisou se adequar a atual situação vivida. A partir desta perspectiva, foi organizado um cronograma de assessoramento às unidades escolares, articulando junto aos pedagogos a participação dos professores no encontro online.

A cada troca de experiências e orientações nos assessoramentos, fica claro que os professores vêm mostrando interesse em contemplar estratégias e condições para que as crianças e estudantes tenham igualdade de oportunidades à aprendizagem, reverberando na permanência e participação dos educandos, mesmo no ensino remoto.

Outra situação a ressaltar é que as resistências culturais que focavam no capacitismo estão cada vez mais distantes das ações educativas. Os direitos das crianças/estudantes estão sendo garantidos e o currículo se tornando acessível e atendendo às necessidades de cada um.

Quando juntamos comprometimento e cooperação entre as equipes do NRE e das Unidades, é possível ampliar o olhar para a inclusão escolar. Um professor bem orientado e amparado se compromete com maior interação na atuação docente, de modo que as ações se tornem equânimes, deixando de qualificar a deficiência por sua limitação, mas tendo em vista enxergar a potencialidade como o suporte para desenvolvimento da identidade e autonomia das nossas crianças e estudantes.

A educação é, também, onde decidimos se amamos as nossas crianças o bastante para não expulsá-las do nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e tão pouco arrancar de suas próprias mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para tarefa de renovar um mundo comum (Arendt, 2011, p. 247).

Autor: NRE Bairro Novo | Fonte: NRE Bairro Novo
NRE Bairro Novo