"As diferenças humanas" - BE Profª Maria Nicolas

    Publicado por:  Vanessa Viol Moretti

Realizado nas dependências da escola, o teatro teve a iniciativa dos alunos do 5º ano B, que se sensibilizaram com as questões de preconceito e bullying ocorridos no dia a dia em nossa sociedade. Discutiram sobre a importância de rever seus valores a este respeito, bem como, refletir sobre as questões étnico-raciais.

Teve como referência o livro “Na minha escola todo mundo é igual”, de Rossana Ramos, e trabalhado pela agente de leitura professora Rosana Gomes Tapado.

O texto foi construído pelas alunas e revisado pela professora. Foram dois meses de ensaio e teve a contribuição dos alunos do 5º ano A na elaboração do cenário. Foi apresentado um vídeo do livro: ”Na minha escola todo mundo é igual” para iniciar o teatro e outro da música “Imagine”, de John Lennon, para finalizar a apresentação.

O teatro teve como objetivos: valorizar o ser humano, respeitando as suas diferenças étnicas, religiosas e de gênero em suas interações sociais; promover uma relação de respeito e aceitação às diversidades no contexto social, desenvolver o gosto e o hábito pela leitura e seus diferentes gêneros literários.

 Alguns depoimentos foram importantes para a avaliação do trabalho:

      - “...Foi uma lição de vida, porque nunca apresentamos um  teatro para a escola toda”. (aluna: Aghatta Cristy B.Paulo)

- “...Aprendemos a respeitar o outro”. (aluna: Gabriela G. Fagundes)

- “...Ensinou a gente a conhecer mais uns aos outros. A Rebeka e a Giulia melhoraram a sua fala. Antes não conseguíamos escutar elas falando”.(aluna: Stephany M. Bueno)

- “...Os alunos representaram bem, entenderam o significado do tema e ficaram bem felizes”. (professora Lorena Isabel Bylnoski)

- “...O trabalho realizado pela agente de leitura “Rosana” foi surpreendente, assim como o envolvimento dos estudantes na elaboração, organização e apresentação final. Foi show!” (diretora: Milaine A. Barszcz)

Escola Municipal Professora Maria Nicolas –Ensino Fundamental

                            Biblioteca: Professora Maria Nicolas       

                            Direção: Milaine A. Barscz e Sônia Mara de M. Binhara

                    Agente de leitura: Rosana Gomes Tapado

                            Tema: Diversidade Étnico-racial

                            Teatro: “As diferenças humanas” 

Autor: NRE Portão | Fonte: Rosana Gomes Tapado
00054826.jpg
foto 4
1/4