A turma do Pré C participou do Projeto O Carteiro Chegou e por meio dele teve contato com diferentes gêneros textuais, conheceram as funções específicas de cada um e apreciaram a leitura de várias histórias.
De inicio a turma participou de uma roda de discussão e os pequenos conheceram o livro O Carteiro Chegou. Foi explicado que os vários personagens do livro fazem parte de outras histórias já conhecidas da turma e lidas no decorrer do primeiro semestre e também um personagem diferente: o carteiro. Muitas perguntas foram feitas pelas crianças como: o que é um carteiro? O que ele faz? Onde ele trabalha? Com as repostas a esses e outros questionamentos o trabalho seguiu com a leitura da primeira parte do livro e a cada etapa um novo gênero textual foi sendo conhecido e explorado.
A etapa do projeto relacionada ao gênero carta foi uma parte especial para a turma. Após discutir os elementos que a compõem, suas funções e apresentar o envelope, foi proposto que as crianças escrevessem uma pequena carta para um colega da sala. A professora teve a função de escriba das crianças nas produções de texto oral com destino escrito, elas também desenharam em suas cartas. Para que ninguém ficasse sem receber a carta, foi decidido em conversa que seria feito um sorteio com os nomes. Depois de colar o selo foi só aguardar a visita do carteiro que veio até o CMEI conversou com as crianças e levou as cartas para a agência.
Na etapa do convite as crianças escolheram fazer uma apresentação de teatro com fantoche de palitos para apresentar para os colegas das outras turmas e para isso todos participaram na confecção do convite observando e descobrindo seus elementos.
Os outros gêneros textuais foram trabalhados, acompanhando a leitura do livro. Com o carteiro visitando os personagens da história de João e Maria as crianças manusearam e conheceram folhetos de propaganda que recebemos em nosso dia a dia. Com a visita do carteiro aos personagens da história do João e o pé de feijão exploraram o gênero textual cartão postal e seus elementos, foi proposto a confecção de um cartão postal do CMEI e nele as crianças fizeram tentativas de escrita destinando o cartão para a família.
O gênero livro, já conhecido pela turma também não foi esquecido e cada criança foi autora e ilustradora de seu próprio livro de dobraduras. Finalizado o trabalho as crianças confeccionaram um cartão de natal e escolheram, por votação, uma mensagem sugerida por colegas, fizeram e tentativas de escrita e desenhos desejam a todos boas festas.
Em todas as etapas as crianças manusearam cartões, convites, cartas e outros, trazidos pelas famílias que acompanharam todo o projeto com os trabalhos das crianças em exposição.
Cássia Ortega.
Autor:
Novo Horizonte, CMEI
|
Fonte:
Professora Cássia Ortega