As criações literárias do Pré Único B

    Publicado por:  Lais Regina da Silva Pereira Oliveira

No mês de novembro, a turma do Pre Único B se envolveu em uma grande aventura literária. Ainda pela manhã, quando a Hadassa chegou na sala, já foi pegando algumas folhas de papel, cola e seu estojo de lápis e canetinhas para desenhar.

A professora Kelly perguntou para ela, o que ela estava produzindo. Então, Hadassa comentou que estava confeccionando um livrinho, segundo ela, seria uma história de conto de fadas.

A professora Kelly observou que ela estava toda envolvida desenhando e a perguntou qual era sua história. Imediatamente, Hadassa disparou: “´E sobre uma princesa com seu bebê no colo, e um príncipe!” mostrando os seus desenhos registrado na folha de papel. E já apontando para a outra folha disse: “Aqui tem um coração vermelho, uma princesa de coroa e um príncipe, que se casaram e viveram felizes para sempre”. Outras crianças também se motivaram a criar seus livros, e entre folhas de papel, cola e muita imaginação envolvida, surgiram os primeiros “livrinhos” da turma.

No final da tarde a Mariana pediu para a professora Hosana escrever o que acontecia em sua história feita através de desenhos. Então, a professora assim o fez, escreveu as falas de Mariana no livro. Logo finalizado à escrita pela professora dos relatos de Mariana, prontamente ela pediu: “-Professora você conta minha história para às crianças?!”                      

A professora Hosana atendeu o pedido e contou juntamente com Mariana a história criada naquela manhã. A cada página virada se percebia os olhos brilhantes de Mariana de tanta alegria. As crianças atentas escutaram cada capítulo e até riam em algum momento se divertindo com a história.

No dia seguinte, a professora Rafaella contou a história “Agora é minha vez” dos autores Zeca Sampaio e Ellen Pestili da Editora Brinque-book. E depois da leitura a professora Rafaella aproveitou o interesse da turma e propôs às crianças a contar as suas próprias histórias através do desenho. Foi uma manhã produtiva, todos concentrados e motivados a criar suas histórias.

Ao final, as professoras conversaram com cada criança para saber o que cada uma havia produzido. Tanta riqueza em cada detalhe nos desenhos e falas das crianças. Todos queriam contar suas histórias, e assim às professoras convidavam às crianças para contar suas histórias aos demais no momento de rotinas diárias pela manhã em diferentes dias. Cada manhã, ao chegar na sala, alguma criança perguntava “quando vou contar a minha história?”.

Todos participaram da contação de suas histórias, e a cada dia que se passava novas produções eram apresentadas às professoras. Surgiram até livros 3Ds com imagens desenhadas por eles, com personagens desenhados e recortados por eles, para proporcionar a ideia de movimento nas cenas. Outros formatos de livros surgiram das ideias das crianças que não se cansaram de “escrever seus livrinhos”. Com tanto repertório até podemos criar uma biblioteca rsrsrs.

Autor: Profª: Hosana, Kelly e Rafaella - Pré Único B | Fonte: CMEI SANTA EFIGÊNIA
00324637.jpeg
AS CRIAÇÕES LITERÁRIAS DO PRÉ ÚNICO A
1/11