Artland: a arte na natureza

    Publicado por:  Rosani Machado

Artland, mas o que é isso?

As turmas do 3º ano descobriram o que é com a ajuda da professora Keller ventura, que trabalha com Arte em nossa escola.

Artland ou Land Art é uma corrente artística surgida no final da década de 1960, que se utilizava do meio ambiente, de espaços e recursos naturais para realizar suas obras. É a arte da natureza.

Com a orientação da professora, os estudantes utilizaram a sala de Informática para realizar uma pesquisa sobre os diferentes tipos de Artland pelo mundo. Em seguida, cada aluno criou e construiu sua arte no caderno.

No pátio da escola, a turma foi dividida em grupos/equipes, que juntos montaram uma arte na natureza, utilizando areia e gravetos caídos das árvores.

“O resultado foi bem bacana. Os alunos entenderam e curtiram. Foi uma aula diferente e bem legal”, contou a professora Keller.

Para saber mais:

A “Land Art” (em inglês “Earth Art” ou “Earthwork”) foi um movimento artístico pautado na fusão na natureza com a arte, que surgiu na década de 60 nos Estados Unidos e na Europa. O termo “land art”, se traduzido, corresponde a “arte da terra” tendo como principal característica a utilização de recursos provenientes da própria natureza para o desenvolvimento do produto artístico. Em outras palavras, a land art surge a partir da fusão e integração da natureza e da arte donde a natureza além de suporte, faz parte da criação artística.

https://www.todamateria.com.br/land-art/

 

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Professora Keller ventura