Arte Rupestre

    Publicado por:  Rosani Machado

Dentro do conteúdo de Arte abstrata (conceitos, diferentes suportes riscantes, texturas, cores e formas), a professora Keller Ventura, do Ensino da Arte, explorou as pinturas rupestres com as turmas do 1º e 2º ano.

Os alunos tiveram contato com a História da Escrita e com diversas imagens de pinturas rupestres encontradas na internet, como na Patagônia (Argentina) e na Serra da Capivara (Piauí).

Em seguida, hora de colocar a mão na massa!

As crianças foram para o pátio da escola e com giz de quadro, produziram seus desenhos rupestres como se estivessem no tempo das cavernas.

A atividade rendeu muito conhecimento e diversão ao ar livre.

Uma breve explicação

Arte rupestre é o mais antigo tipo de arte da história. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior. A arte rupestre é encontrada em todos os continentes.

As principais obras eram desenhos e pinturas tendo como tela, as paredes e tetos de cavernas. Eram representados principalmente, animais selvagens, linhas, círculos e espirais. Seres humanos eram mais representados em situações de caça. Ossos, pedras e madeiras eram utilizados em esculturas.

Quer saber mais?? Então acesse:

http://www.portaldarte.com.br/pinturarupestre.htm

 

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Professoras Keller Ventura
00169704.jpg
arte rupestre
1/10