Arte Indígena

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

As turmas dos 4º anos estão se apropriando da cultura indígena nas aulas de Arte. O modo de vida e arte desenvolvida pelo povos originários na época do descobrimento e atualmente tem sido tema de estudo, reflexão e criação para os estudantes.

O conteúdo foi abordado através de diferentes recursos como vídeos, músicas, lendas e leitura do livro didático (que este ano é consumível). A ideia foi de desmistificar o olhar para o homem indígena, assim como reconhecer sua arte como forma de expressão e respeito à natureza.

Os estudantes foram divididos em grupos, sendo que cada um teria a responsabilidade de reproduzir uma forma artística desenvolvida por indígenas. Um grupo ficou responsável por criar braceletes com grafismos. Outra equipe deveria confeccionar os famosos bancos indígenas com desenhos de animais. A arte plumária também foi apresentada, porém um dos grupos realizou a técnica de construção de cocares com canudinhos, criada pela etnia dos kayapós (após um incêndio na aldeia). Ainda uma equipe conheceu e reproduziu a técnica da tecelagem realizada na cestaria.

A atividade realizada também tem o intuito de oportunizar aos nossos estudantes o contato com diferentes culturas, para que os mesmos possam valorizar e respeitar as mesmas, na promoção de uma cultura voltada para a paz.

Autor: CEI Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00204147.jpg
\df
1/1