Arte e festa

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

Breve histórico       

As festas juninas tem sua origem  conhecida anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão.  As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).  No Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebrando santos católicos e pratos com alimentos nativos. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas.

Arte e aprendizagem         

       Com base em todo esse conhecimento, a professora de arte Rozana e a professora Cleide, levaram para a sala de aula várias obras de arte sobre o assunto para os alunos apreciarem. Dentre elas, podemos destacar: Anita Malfatti – Festas juninas, Alfredo Volpi – Bandeiras e mastros, Candido Portinari, Di Cavalcanti, entre outros.

      Após apreciação das obras, os alunos dos 3º e 4º anos da Escola Rejane,  foram convidados a reunirem-se em grupos para criarem sua festa junina utilizando diversos materiais.

       Em outro momento, as professoras montaram um painel no pátio da escola com as obras criadas pelos alunos, onde todos da escola puderam apreciar o trabalho realizado.

                  Professora Rozana Veronica Klechowicz e professora Cleide dos Reis F. Carvalho

Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Profª Rozana e profª Cleide
00180393.jpg
trabalho sobre festa junina nas aulas de arte
1/3