Arte Circense nas aulas de Artes

    Publicado por:  Eliane Carolina Dias Sobrinho Gonçalves

Alunos do CEI David Carneiro tem oportunidade de apreciar obras de Naif, durante aula de Artes

Durante os meses de agosto e setembro a professora Josiane Assolari, de Artes, da Escola Municipal CEI David Carneiro abordou dentro do conteúdo Teatro o tema CIRCO, trabalhando com personagens, espaço cênico: palco, plateia e espaço. Buscando explorar e enfatizar a arte circense por meio da teoria e do lúdico.

Suas estratégias para abordar o assunto foram desde uma roda de conversa, vídeos, exploração de alguns instrumentos da arte circense, até a apreciação de obras de Naif. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os artistas plásticos: Georges Seraut (pontilhados), Cândido Portinari (Modernismo), Pablo Picasso (fase azul), Heitor dos Prazeres, Lorival Veigas e Elisa Silveira (Arte Naif).

Como a professora Josiane atende turmas do ciclo I e do ciclo II, as atividades propostas tiveram níveis diferenciados. Sendo que os alunos dos 1º e 2º anos confeccionaram a boca de um palhaço e após brincaram com a mesma. As turmas dos 3º anos construíram um “circo” com papel e fizeram maquete de circo. Já as turmas do II ciclo, 4º anos e 5º anos, ficaram responsáveis pela a confecção de cartola mágica e bolas para malabares.

A exploração e ampliação dos conhecimentos da arte circense foram muito enriquecedoras para os alunos, pois eles, no I Trimestre desse ano, tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, algumas das artes circenses, durante as aulas de Educação Física, ministradas pelas as professoras Simone Priscila, Milena e Dhyuly.

Após todo esse maravilhoso trabalho foi organizado uma exposição intitulada “Arte Circense”.

Autor: CEI David Carneiro, EM | Fonte: Eliane Carolina Gonçalves
00092705.jpg
circo
1/6