Quadrilhas, comidas típicas de milho, roupas caipiras, bandeirinhas... Quem não gosta de Festas de São João? Mas como realizar esse tipo de evento em tempos de pândemia?
Com esse foco, o Cmei Itacolomi Sabará, juntamente com os profissionais da Unidade, realizaram o seu primeiro Arraia Junino do Cmei Itacolomi Sabará, é um repertório que está ligado à cultura popular, sendo muito rico e trazendo possibilidades que favorecem as relações familiares. A intenção desse evento virtual é fazer com que as crianças criem memórias afetivas desse período de pândemia.
Para dar sentido a festa, foi enviado para cada família um kit junino. Equipe pedagógica e professores dedicaram seu tempo, amor e carinho, desde o início da semana do dia 07/06 para a organização do materiais necessários que iriam fazer parte do kit junino. Relatou uma professora: " Para nós, estarmos aqui no cmei preparando e organizando os materiais necessário é muito gratificante, aguardamos anciosas a volta para o Cmei, onde realmente conseguimos desenvolver um trabalho com mais qualidade, compartilhar idéia, brincadeiras e recitas com a familia das crianças trará uma enorme alegria para nós profissionais." Nos kits juninos haviam, bandeirinhas e os materiais que cada turma usaria para as propostas que foram desenvolvidas.
Prés l e Maternais ll, organizaram a brincadeira de pescaria, mandando para casa peixinhos que decoraram e objetos para a confecção da varinha de pesca, pipoca e confete para a receita da pipoca doce. Apresentação de um causo junino revistamento do conto" CAUSO DAS ABÓBORAS", adaptação de Robson A. Dantos, revista Guia prático para professores, com a professora Júcelia e sua filha.
Maternais l e Berçários, organizaram a brincadeira de bola ao cesto, enviaram uma bolinha para cada criança e também a receita de pipoca salgada.
Foi um sábado diferente, mas muito produtivo e dinâmico, as famílias que participaram preparam sua festa com muito carinho, deixaram o espirito junino tomar conta em casa e dividimos muitas alegrias, mesmo que virtualmente
Autor:
FLÁVIA WEBER BUENO
|
Fonte:
TEXTO PRÓPRIO