AQUI CELEBRAMOS A VIDA...

    Publicado por:  Daniele Maria Oliveira Branco Klock

          Queremos celebrar a vida, as alegrias e celebrar também com toda gente que quiser, todos os dias, o dia de quem cuida de mim!!! No CMEI acreditamos e sem demora queremos compartilhar saberes sobre a coletividade, sobre estar juntos. Queremos falar de solidariedade, justiça, equidade... queremos, com profissionais, famílias e crianças valorizar o que somos, quem somos... sorrir das alegrias e juntos falar das dificuldades e nos apoiar na busca de soluções, indo na contramão de ensinamentos e modelos que celebram o ter e o consumo. Queremos que nossos pequenos aprendam a valorizar os outros pelo que são e como são, respeitando a pluralidade, incluindo a todos, sendo pacificas e amorosas!! Nosso CMEI é espaço coletivo!! Por isso na última sexta-feira, 12/05, os portões foram abertos e nosso quintal ficou repleto de sorrisos, frutas, abraços, bagunça, pipas, areia, espumas divertidas, baldinhos e potinhos... A tarde já começou deliciosa com um lanche saboroso, integrando todas as crianças em torno das mesas no refeitório e no espaço externo anexo, ali foi possível sentar confortavelmente, observado a imensidão do quintal com os amigos e saborear um melão docinho, foi ótimo também para experimentar descascar sozinho uma mexerica, uma banana!

        Essa possibilidade de observar a potência das crianças nos encanta, enche os olhos e o coração vê-los se apoiando, partilhando da mesma mesa, crianças maiores ajudando os menores, irmãos de idades diferentes passeando de mãos dadas e um servindo ao outro com um suco ou uma fruta que sabe que é apreciada! Mais tarde, para ficar ainda melhor, receberam familiares em suas salas, aqueles a quem queriam celebrar e especialmente com quem ansiavam brincar, e se divertiram nos diversos cantos e outros contextos espalhados pelo CMEI. Assim para nós, a tarde foi completa!! Sem alarde, saímos e brincamos!! Acreditamos que para mudar para melhor precisamos nos rever sempre e juntos, tomar decisões e fazer escolhas pedagógicas com consciência e responsabilidade. Talvez ainda difícil de se compreender mas fácil e simples de viver (como a grande maioria das coisas de criança, não é?) E assim vamos caminhando e refletindo sobre os pequenos, ajustando nossas lentes, desejando o desejo de Malaguzzi, e sermos “criançólogos” dando um passo de cada vez em direção ao amanhã!

          Parabéns a equipe do CMEI, que tem abraçado esse desafio, se lançado em direção às crianças e ao diálogo! Que arregaçou as mangas e colocou a mão na massa literalmente!! São essas pessoas que fazem o CMEI, essa parceria que traz vida ao nosso quintal, produzem, mesclam culturas e sempre, sempre tem muito a nos ensinar!! 

Autor: Profº Carlos Roberto Antunes dos Santos, CMEI | Fonte: Pedagoga Caroline Francisca Fernandes da Silva