APRENDIZAGEM CRIATIVA - 10ª GINCANA VIRTUAL - 2º DESAFIO

    Publicado por:  Larissa Monteiro Wosniack

Proposta 4 - As crianças foram convidadas a refletir sobre o uso consciente da água, sendo incentivadas a adotar novas atitudes em seu cotidiano na unidade como: fecha a torneira para escovar os dentes. Puderam perceber através de vídeos, imagens e notícias, o efeito do lixo acumulado e conduzido fora do destino correto que vai párar nas águas dos rios e mar. Foram incentivadas a identificar as lixeiras coloridas do lixo reciclável bem como perceber os lixos que podem ser separados.  Famílias foram convidadas a visitar o Rio Barigui que passa ao lado do parque Yberê que fica há poucas quadras do CMEI, e juntos puderam refletir sobre a qualidade dessa água.

As professoras deram continuidade a esse trabalho no CMEI e as crianças de maneira lúdica, cuidaram de peixinhos na sala ao longo do semestre, compreendendo a relação de que: água suja mata os peixinhos e; para que a água do rio seja limpa, uma das ações necessárias é de que as pessoas não joguem lixo indevidamente nas ruas, pois com o tempo esse lixo chega nas águas dos rios e mata os peixes.

Abaixo segue o QR Code que dá acesso ao convite às famílias e às crianças para cuidar do peixe que receberam de presente. É através desse contexto de interação e brincadeira, que as crianças levam para dentro de suas casas, as experiências, os conceitos e as informações que conheceram, e a mudança de comportamento e de atitudes podem acontecer de maneira significativa.

Autor: LARISSA MONTEIRO WOSNIACK | Fonte: CMEI MARIA GRACITA GRACIA GONÇALVES
00457364.jpg
CUIDE DO SEU LEBISTE!
1/5