Aprendendo sobre Química Sustentável no CAIC Bairro

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Você sabe o que é Química Sustentável?  A questão foi  desvendada pelos estudantes do 9º ano do CAIC Bairro Novo nas aulas de Ciências com as professoras Doralice Caldas e Lorena Hoffman.

A reflexão sobre o tema teve início com a leitura do texto “Química é Vida” da ABIQUIM. A abordagem do texto mostra que a química está em toda parte, a começar pelo nosso corpo que é um grande laboratório, pois nele acontecem processos químicos vitais como a respiração e a digestão.

Para a professora de Ciências Doralice Caldas  “é fundamental que a linguagem da química esteja presente nas aulas desde o 6ºano dos Anos Finais, pois ela não está presente apenas no Laboratório de Ciências, os processos químicos estão em toda parte, no solo, na terra e no ar."

Na perspectiva da química sustentável , ela é usada com responsabilidade e sem prejuízo do meio ambiente. Atitudes como jogar óleo do carro no rio, descarte inadequado de resíduos químicos de indústrias e mesmo o simples ato de jogar chiclete no chão, são atitudes que vão contra a química sustentável, pois aumentam o nível de poluição, contaminação do solo, e acarretam prejuízos para  a vida saudável no Planeta.

Os estudantes do 9º ano após a reflexão sobre o tema, aprofundaram a pesquisa sobre o assunto e produziram seus próprios textos sobre a química sustentável.

 “Quando seus conhecimentos foram aumentando, os químicos começaram a desenvolver algo com muito tempo e dinheiro investido que não prejudicasse a natureza. Assim surgiu a química sustentável, que tem como princípios produzir produtos que beneficiem as duas partes (homem e natureza).(...)A química sustentável na minha opinião é uma forma de mudar o mundo, pois quanto mais praticamos,mais garantimos o nosso futuro.” – Abner Emerenciano da Silva 9 ano H.

“ A química e seus conhecimentos podem ser utilizados em benefício do próprio ser humano. A tecnologia e a sociedade só estão com tudo graças ás contribuições da química.” - Luiza Nascimento da Silva do 9ª ano E.

A  química sustentável  então, procura garantir para as futuras gerações qualidade e avanços tecnológicos sem prejuízo do meio ambiente. Que bom que nossos estudantes estão conscientes dessa perspectiva onde eles mesmos podem ser agentes da não poluição do Planeta. Saiba mais aqui

"O tema despertou nos estudantes a curiosidade em relação á pesquisa e eles conseguiram fazer a transposição didática mudando a forma de ver o assunto " destacou a  diretorta do CAIC BN, Eliane Benin que parabeniza as professoras Doralice e Lorena pelo trabalho.

Acompanhamento da pedagoga Vera Lúcia Martins.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Doralice Caldas
00129678.jpg
química
1/2