Aprendendo Geografia com a Copa do Mundo no CAIC Bairro Novo.

Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

A abertura da Copa do Mundo aconteceu dia 14 de junho no Estádio Luzhniki em Moscou.
Por aqui os estudantes do 8º e 9º ano estão localizando os 32 países participantes do Mundial aos seus respectivos continentes com a Professora Dione Wojcik de Geografia.
A professora está trabalhando com os 8ºs anos os conteúdos regionalização, localização país, capital, continente. Os 9ºs anos estão trabalhando a regionalização, países da Europa e Ásia, aspectos físicos, culturais e humanos.

Para a professora Dione “ é fundamental o estudante conhecer, localizar e comparar as diferentes culturas desses países”. Os estudantes estão conhecendo curiosidades sobre os países participantes da Copa do Mundo da Rússia.

Os estudantes pesquisaram as questões acima, fizeram trabalhos sistematizando o conhecimento adquirido. Fizeram as bandeiras dos países participantes, localizaram cada país no globo que estava na sala de aula.

Já no planisfério, eles pintaram o país correspondente á bandeira que produziram. Aula contextualizada e interessante!

A avaliação aconteceu de forma diferenciada. Em equipes, os estudantes jogaram o Jogo da Copa, com cards variados, o jogo continha perguntas sobre as questões que foram trabalhadas em sala de aula.

A professora Dione e seus alunos também montaram um grande painel na unidade colocando as 32 seleções participantes da Copa, cada uma no continente correspondente.

A Página do CAIC conversou com o estudante Pedro Henrique Sandoval do 8AG está estudando há pouco tempo na nossa escola. Ele veio de Ribeirão Preto, adora Geografia e achou bem interessante a forma como a professora Dione está trabalhando a localização dos países participantes da Copa.

Já Emily Alves do 8AH, achou que precisa ter muito conhecimento para jogar e adorou as curiosidades sobre a Rússia.

"Trata-se de um tema da atualidade e de interesse do estudante que aprofunda o conhecimento de forma lúdica e envolvente o que contribui para a aprendizagem" destaca a diretora do CAIC BN Eliane Adam.

Pra quem quer conhecer mais sobre esse país fabuloso, a Professora Dione indica algumas produções audiovisuais que foram assistidas pelos estudantes.

Globo Réporter: A Rússia, a Copa e o Brasil. Assista aqui.

Matéria de Capa: Rússia. Assista aqui.

Parabéns Professora Dione e estudantes dos 8ºs anos F,G, H e 9ºs anos A e B pelo trabalho maravilhoso!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Dione Wojcik
dione