Aprendendo a produzir um ZINE

Publicado por:  Suelen Cristina Mira Rosa

Neste mês de agosto o Programa Linhas do Conhecimento realizou algumas formações internas sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para suas equipes dos Núcleos Regionais da Educação e da Secretaria. As formações vieram recheadas de curiosidades, descobertas e ações que podem ser compartilhadas com as equipes das unidades que cada Núcleo Regional da Educação atende.

Uma atividade que foi realizada na formação foi a confecção de um zine. Você sabe o que é um zine?

Zine são revistinhas independentes e não profissionais com diversos fins.

O termo Zine veio de fanzine, aglutinação de Fan Magazine, em outras expressões: "Revistas de fãs". Tornando-se popular como meio de divulgação de trabalhos artísticos, literários, musicais ou de qualquer outro tipo de cultura (Fonte: estranhamente.com)

Como deixou de ser apenas uma publicação feita por fãs e passou a ser um meio mais autoral e expansivo, os zines possibilitam ter qualquer tipo de objetivo e publicar o que você quiser da maneira que achar melhor.

Este é mais um instrumento que podemos usar para divulgar as boas práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Inspiri-se e crie o seu!

Autor: NRE Bairro Novo | Fonte: NRE Bairro Novo
NRE Bairro Novo