Escola Municipal Irati, Escola Municipal

logo escola

Aprendendo a Crescer, sempre e sem parar...

    Publicado por:  Vera Lucia Stupp Oedmann

     O Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário) é um curso de educação a distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem diversas funções nas escolas das redes públicas municipais de educação básica.
   O Profuncionário forma os profissionais nas seguintes habilitações: multimeios didáticos e secretaria escolar e é um curso que busca capacitar os funcionários administrativos e auxiliares de serviços escolares de forma dinâmica no seu dia a dia de trabalho, mostrando a relevância das atividades desenvolvidas para a escola e também para a comunidade escolar.

     Na intenção de tornar conhecido o curso na escola,  as funcionárias Cleuza Mara Santos, Ruth Jesus de Oliveira da Silva e Silmara de Jesus F. Bitencourt desenvolveram o Projeto da Horta, onde foi aproveitado um espaço que não estava sendo usado para mostrar que não necessitamos de muito espaço, nem de grandes habilidades para fazer uma boa horta e colher verduras, legumes, hortaliças e temperos, também sem grandes investimentos. Aqui na escola seguindo todas as etapas de qualquer cultivo desde o preparo da terra, a adubação e o controle de pragas, foram semeados alface, agrião, tomate e temperos. Após a colheita de alguns produtos, todos puderam ver o resultado e perceber que não é difícil fazer e não necessita muito espaço e podem ser aproveitados também vasos, frascos, pneus para o plantio de pequenas mudas.

     O interessante deste trabalho foi também perceber o nível de entrosamento que gera entre os participantes do projeto e os demais funcionários da escola, bem como a percepção da abrangência do seu alcance, a necessidade de parceria e a interdependência entre os setores da escola.

      Silmara nos fala sobre seu aproveitamento do curso: “Em outubro de 2015 começou uma nova etapa em minha vida, iniciei uma caminhada para o conhecimento, juntamente com meus colegas através do prófuncionário, pois através desse curso passamos a conhecer melhor cada cursista, suas ansiedades, seus desejos, suas vontades de crescer até mesmo o limite de cada um. Esse curso está nos ensinando a conviver bem melhor, a buscar mais aprendizado em cada coisa que fazemos não só dentro do trabalho mais em nosso cotidiano. Posso dizer que o profuncionário além de trazer crescimento para cada um, independente, do cargo que exerce trouxe respeito e união. Enfim esse curso está nos ensinando que além da busca do conhecimento temos que lutar sempre por nossos objetivos” 

     Para Ruth: “ O Profuncionário representa mudanças. Desperta a criatividade para enfrentar o dia a dia na escola. Acorda para o progresso. Dá esperança, faz acreditar que isso é possível. Sacode que eu também tenho que mudar, me adaptar, andar em harmonia, inovar, pois faz parte da escola, criar, recriar, planejar, replanejar. Da visão concreta que somos agentes transformadores.Gosto muito do meu trabalho. Eu não tinha conhecimento da importância do curso Profuncionário, que é uma inovação para a minha carreira no trabalho, pois tenho aprendido muitas coisas novas e estou adquirindo muitas experiências com minhas colegas e tutora.”

     E para Cleuza: “O Prófuncionário para mim é algo que veio para melhorar a relação entre os servidores, é um elo entre a união e o conhecimento, os funcionários que estão fazendo esse curso estão muito satisfeitos, pois mudou a rotina de todos que tem que correr atrás das atividades para seu memorial. O bom do Prófuncionário é que trás muito conhecimento, os módulos são interessantes e contribui para novos aprendizados, fazendo com que os mesmos se inter-relacione construindo assim novas amizades. Amigos lembrem-se: a união faz a força, devendo o indivíduo buscar novos conhecimentos e sentir uma estrela no coração.”

Autor: Irati, EM | Fonte: Vera Lúcia Stüpp Oedmann