APRENDEMOS QUE MINHOCA SABE MAIS DO QUE DAR BEIJOCA!

    Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

          Durante o plantio de nosso jardim falamos sobre a terra e o Lucas comentou das minhocas. Então como tínhamos no cmei um pote com minhocas californianas que são próprias para a elaboração do chorume de fertilização, resolvemos mostrar essas minhocas para as crianças e quem sabe até fazer uma VERMICOMPOSTEIRA, mas o que é isso? Mostramos vídeos pra elas e adoraram, toparam fazer!
         Quando a encomenda dos potes chegou a curiosidade surgiu e já começamos a elaborar nosso planejamento.
         Na caixa mais alta da composteira colocamos terra preta e acrescentamos as minhocas, na caixa do meio fizemos uma caminha de terra e na de baixo deixamos vazia para que se crie o chorume.
         Depois de prontas é hora de alimentar as minhocas e quem veio nos ajudar foi a Diretora Marluci. Ela trouxe varios tipos de alimentos pra minhocas e explicou um pouco sobre o que elas precisam pra sobreviver. Depois de alimentadas deixamos no canto da composteira em nossa sala e diariamente paramos para observá-las e muitas crianças já até pegaram as minhocas na mão.
         Para a fácil compreensão das demais pessoas resolvemos elaborar um folder super explicativo para decorar nosso canto da composteira, assim qualquer pessoa compreenderia o que tínhamos ali é Claro que as informações foram dadas por nossas crianças e nós apenas escrevemos, neste canto também há fotos de nossa turma nesses processos anteriores.
          A apreciação da composteira foi tanta que sugerimos fazer uma “mini” pra cada criança levar pra casa e ela ficou linda. Eles ficaram ansiosos até o dia de finalmente levar pra casa.

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Professoras Crislayne e Estela
00249507.jpg
IMG-20191004-WA0072.jpg
1/19