Apoio de matemática com o Projeto Sorobã

    Publicado por:  Stela Maris Rocha Cleto

 

No dia 08 de março de 2013 na Escola Municipal Francisco Klemtz, os professores Edeval Pedro dos Santos e Juliana Maria Carneiro dos Santos – professores do Apoio Pedagógico em matemática (Projeto Sorobã) – realizaram juntamente com as professoras Débora Bacon e Karen de Fátima Leite um trabalho visando desenvolver a percepção tátil dos alunos e também propiciar a socialização dos alunos da turma do 1º ano A promovendo assim a inclusão de aluno com deficiência visual.

Para este trabalho os professores Edeval e Juliana com a colaboração das professoras regente Débora Bacon e corregente Karen de Fátima Leite, utilizaram uma flauta  doce para apresentar algumas músicas infantis que os alunos acompanharam cantando e também com palmas.

Em seguida, o aluno Deivid Coelho, que tem deficiência visual foi chamado para junto com os demais alunos formar uma roda e o referido aluno tinha que retirar objetos e animais em miniatura que mostrava para que os demais colegas identificassem. Após este momento, foi solicitado que viesse até ao centro da roda diversos alunos com visão normal que tinham seus olhos vendados e tinham que retirar os objetos e identificá-los através da percepção tátil. Entre os alunos selecionados, inclui-se o Aluno Deivid que também teve seus olhos vendados, para participar de forma igualitária da mesma atividade.

Como atividade final, os alunos tinham que fazer barulho (ruído), com um pandeiro de brinquedo para que o aluno que estivesse com a venda nos olhos pudesse localizá-lo na roda.

Finalizando os trabalhos os professores cantaram mais algumas músicas infantis e os alunos se despediram cumprimentando os professores com um carinhoso abraço.

Esta atividade prova significativamente que a inclusão é possível, graças a solidariedade, a união e a força de todos os seus iguais pela força da colaboração, do carinho e do esforço de todos. 

Autor: CEI Francisco Klemtz, EM | Fonte: Edeval Pedro dos Santos e Juliana Maria Carneiro