Ano letivo retorna com acolhimento às famílias, crianças e comunidade do CMEI

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Neste contexto de Recomeçar do ano letivo de 2021, prezamos pelo acolhimento: 

"Acolher o que foi sentido, o todo vivido... o acolhimento não é medido, está presente e, que nunca se ausente, em qualquer idade, numa continuidade, transbordando sensibilidade. Posso acolher, pois há muitas maneiras de se importar, basta buscar que iremos encontrar novas formas de pensar o bem-estar". (Eq. de escrita, SEP, 2021).

Depois de quase um ano fechadas por causa da pandemia pela covid-19, o CMEI e as unidades da rede municipal de educação de Curitiba abriram as portas para o ano letivo de 2021, que começou nesta quinta-feira (18/2).

Realiazamos no dia 08/02 uma reunião de orientação sobre os modelos de atendimento ofertados: em formato híbrido (presencial + videoaulas da TV Escola Curitiba) ou remoto (videoaulas + kits pedagógicos), para que as familias pudessem fazer a escolha.

Na quinta(18/02) e sexta-feira (19/2) atendemos as famílias das crianças matriculadas e que optaram pelo formato hibrido, para acolher, conhecerem os protocolos da unidade, para receber orientações e esclarecer eventuais dúvidas sobre os formatos de atendimento ofertado. Além das crianças voltar a ocupar os espaços do CMEI e matar as saudades do quintal. As opções diferenciadas buscam evitar aglomerações nas unidades, por conta da pandemia do novo coronavírus. É possível alterar o faramto, caso a família julgue necessário. 

Na nossa unidade 61% optaram pelo híbrido. O link com o formulário está disponível na página da educação. As opções diferenciadas buscam evitar aglomerações nas unidades, por conta da pandemia do novo coronavírus. É possível alterar o faramto, caso a família julgue necessário.

Na quinta, a nossa Secretária de Educação Maria Sílvia Bacila abriu a programação da  TV Escola Curitiba com uma mensagem belíssima de acolhimento a todos as crianças matriculadas na Rede Municipal  de Educação, aos profissionais e familias , após foi ao ar uma proposta inaugural do programa Linhas do Conhecimento, para as crianças em ambos os modelos.

Na segunda-feira (22/02), começou o primeiro grupo de atendimento presencial., Grupo "A". O segundo grupo, o "B" começa na segunda-feira da semana seguinte(01/03) e, quem esteve no presencial na primeira semana, assistirá às videopropostas em casa.

O CMEI, assim como todas as unidades da Rede Municipal de Educação de Curitiba, recebeu itens de prevenção ao novo corona virus e produtos de limpeza. Que foram reforçados com produtos e itens adquiridos com o Fundo Rotativo(verba descentralizada para atender as demandas da unidade). As crianças receberam quatro máscaras reutilizáveis cada um. Entre os materiais comprados para atender as unidades estão máscaras reutilizáveis, tapetes sanitizantes, termômetros infravermelhos, totens e frascos de álcool em gel, face shields, água sanitária, álcool 70% líquido, desinfetantes, sabonete líquido.

Em relação aos protocolos, o Cmei e todas as unidades educacionais têm seu próprio comitê interno para organizar a rotina, dentro das orientações do Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais.

O protocolo foi construído a partir dos estudos e planejamento de um comitê composto por 28 membros de diversos segmentos, instituído pelo Decreto 998 e validado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde.

Importante ressaltar que  os Chefes dos Núcleos Regionais da Educação, diretores e demais profissionais das unidades, além das empresas terceirizadas de limpeza, já foram orientados em relação às normas para as unidades.

Para quem frequentar a unidade, o protocolo prevê as medidas necessárias, como uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro, horários alternados de intervalo, uso de álcool em gel e de tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura.

A ocupação máxima será de 50% da capacidade, o que varia conforme o tamanho da unidade. Para garantir os limites dentro das salas de aula, os estudantes serão divididos em grupos.

Caso algum caso de covid-19 seja confirmado na unidade, o grupo será isolado.

Principais precauções nas unidades

- Uso obrigatório de máscara para profissionais e estudantes

- Totens e frascos de álcool em gel disponíveis

- Horários de entrada, saída, refeições e intervalos escalonados para evitar aglomerações

- Interdição de bebedouros coletivos

- Distanciamento social de 1,5 metro

- Desinfecção de mobiliário e materiais em geral com álcool 70%

Saiba mais sobre o coronavírus em https://coronavirus.curitiba.pr.gov.br/

Seguimos esperançando para que a Escola continue a Pulsar!!!

Autor: Profª. Ana Beatriz Souza Cerqueira | Fonte: CMEI Centro Cívico
00286510.jpg
Retorno Letivo
1/21