Aniversário de Curitiba

    Publicado por:  Elenice Mazon da Silva

Para comemorar os 321 anos de Curitiba nossos alunos se esmeraram e produziram diversas gravuras e maquetes representando os principais pontos turísticos de nossa cidade, bem como aqueles que já são considerados patrimônio histórico... E para expor tais belos trabalhos, nada melhor que uma praça, como tantas que Curitiba tem!!! Parabéns professores e alunos pelo empenho e dedicação...Vale a pena conferir os lindos trabalhos. Parabéns para nossa Cidade!!!

             

Um pouco sobre a história de Curitiba

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a região que abrigava as terras de Curitiba já era habitada por grupos de índios, como os Tupi-Guarani e Jê, que chamavam o lugar de Kurí'ýtýba, referindo-se à grande quantidade de pinheiros. No entanto, os primeiros relatos de expedição ao local remontam a 1531, quando a expedição do bandeirante Pedro Lobo descobriu a região, sem, contudo, dar início à colonização ou exploração da área. As movimentações mais significativas ao território curitibano somente tiveram início no século XVII quando, em 1649, Ébano Pereira comandou uma expedição com a finalidade de explorar o planalto em busca de ouro.

Ao chegar, a expedição instalou-se à margem esquerda do Rio Atuba, onde atualmente fica localizado o Bairro Alto. Reunidos em poucos, iniciaram um pequeno núcleo populacional, e como era costume na época, os portugueses construíram uma pequena capela para realizar seus cultos religiosos e adorar a Padroeira do lugar, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Posteriormente, mudaram-se para o atual centro de Curitiba, onde construíram outra capela em pau-a-pique para abrigar a Santa.

A população foi aumentando no povoado, tornando necessárias regras e administração política para controlar e dirigir o lugar que, por isso, foi elevado à categoria de Vila em 29 de março de 1693, recebendo o nome de Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Em 1701, já com aproximadamente 1.400 habitantes, a Vila passou a ser chamada de Vila de Curitiba.

Em 1812, a Vila de Curitiba passou a ser sede da Comarca de Paranaguá e Curitiba e, em 1842, através de Lei Provincial, Curitiba foi elevada à categoria de cidade. Ainda, segundo Lei Imperial de agosto de 1853, foi elevada à categoria de capital da recém criada Província do Paraná. Daí em diante, novos momentos marcaram a história de Curitiba, como os ciclos do Tropeirismo e da erva-mate, além da chegada dos imigrantes até o avanço urbanístico iniciado na década de 1970.

Para ver o artigo completo você pode acessar : http://www.sppert.com.br/Brasil/Paran%C3%A1/Curitiba/Hist%C3%B3ria/

Autor: Eny Caldeira, EM | Fonte: Diretora Cibele de Santi
00030891.jpg
ANIVERSÁRIO DE CURITIBA
1/6