Aniversário da Casa Encantada do Bosque Alemão

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado
A Casa Encantada do Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, ou a Casa da Bruxa, como é conhecida pelas crianças, completou 20 anos. Para comemorar, foi realizada uma programação especial no sábado (02/04) e domingo (03/04), com muita contação de histórias pelas bruxas da casa, apresentação do teatro da Guarda Municipal, rodas de leitura e conversas com escritores locais. A comemoração pelas duas décadas do espaço integra a programação pelos 323 anos de Curitiba, festejados em 29 de março.
 
Inaugurada em 29 de março de 1996, a Casa Encantada funciona como biblioteca pública do bairro e espaço para atividades recreativas e culturais e integra as 193 unidades que formam a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares. O acervo conta com 2.344 livros para empréstimos, com ênfase em literatura infantojuvenil, incluindo exemplares em alemão. Por ano, aproximadamente 20 mil crianças participam das visitas e contação de histórias no local. Aos fins de semana acontecem contações de histórias da Hora do Conto às 11h, 14h e 16h.
 
A Hora do Conto é o momento em que as agentes de leitura se caracterizam como bruxas e contam histórias de autores alemães. A atividade acontece de terça a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com grupos previamente agendados. A unidade atende a escolas municipais, estaduais e particulares de Curitiba, região metropolitana e de outras cidades. As contadoras também recebem grupos de terceira idade e das Unidades de Saúde, FAS e outras instituições. Nos fins de semana, a atividade é aberta ao publico.
 
A Casa Encantada é uma construção em estilo alemão que reproduz a moradia da bruxa do conto João e Maria, de autoria dos Irmãos Grimm. As histórias contadas pelas bruxinhas são recontos de autores germânicos. Para se chegar até a casa os visitantes precisam percorrer a trilha Hänsel und Gretel (João e Maria, em alemão), formada por painéis espalhados por toda a extensão do bosque.
 
 
Programação da comemoração aos 20 anos da Casa Encantada:
 
Dia 2 de abril, sábado
10 h - Teatro da Guarda Municipal de Curitiba
11 h - Contação de História - Bruxa Beth (A Cabra e o Sapo)
13h - Teatro da Guarda Municipal de Curitiba
14h - Contação de História - Bruxa Cidinha (Chapeuzinho Vermelho)
15h - Escritora Célia Cris da Silva - Conversa e leitura de livros
16h - Contação de História - Bruxa Beth (Flores de mel são doces)
 
Dia 3 de abril, domingo
10 h - Abertura com a Secretária Municipal da Educação Roberlayne Borges Roballo
11h - Contação de histórias com Cleber Fabiano da Silva
13h - Escritora Ana Rapha Nunes - Leitura contada do livro “ A Lua Que Te Dei”
14 h - Contação de História - Bruxa Beth (Meu Lindo Panamá)
15 h - Coral Harmonia - Música alemã
16h - Contação de História - Bruxa Cidinha (A Vassoura da Bruxa)
Autor: Cláudia Muniz e GBFS | Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba