Animação e saudade marcam primeiro dia de aulas na rede municipal

    Publicado por:  Maria Duarte

O segundo semestre letivo começou nesta terça-feira (26/7) na rede municipal de ensino. “Eu estava com muita saudade dos meus amigos e da profe”, contou Agatha Amaral, do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ana Hella, na Vista Alegre.

Nesta terça, 140 mil crianças e estudantes retornaram às salas de aula. “Adoro a escola emais ainda as aulas de Educação Física e a de Matemática”, disse a menina.

Os gêmeos Davi e Mariana Ramos, do pré, também estavam empolgados. “Que saudade da minha escola”, disse Davi.

A diretora Sandra Regina Rodrigues dos Santos lembrou que o parquinho da unidade está renovado e ganhou até um guarda-sol. “Tudo foi pintado para receber as crianças”, avisou.

Desde fevereiro, o formato do ensino é 100% presencial. O uso de máscara é recomendado, mas não obrigatório, e as unidades estão equipadas com álcool em gel.

“Mantemos nossa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e os casos de covid-19 são acompanhados. É feito isolamento quando necessário e a situação é monitorada de perto. Escolas abertas, mas com cuidados”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O ano letivo vai até o dia 20 de dezembro nos 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 185 escolas municipais.

Transporte disponível

A turma do 5º ano da tarde da Escola Municipal Umuarama, no bairro Capão Raso, terá uma rotina diferente. Por causa de uma explosão de gás na noite de 12 de julho, em uma casa nos fundos da escola, parte do muro está em reformas, bem como paredes para uma sala de aula e sala dos professores e parte do teto.

Os 35 estudantes dessa turma serão atendidos temporariamente no CEI Cláudio Abramo, localizado a cerca de 4 minutos. O deslocamento será feito por transporte contratado pela Secretaria Municipal da Educação para esse atendimento.

O ônibus sai às 13h20 da Escola Umuarama e retornará às 17h30.

A diretora da Umuarama, Andrea do Rocio Meira, explica que para as famílias não haverá mudança na hora de levar e buscar os estudantes. “Os pais ou responsáveis vão trazer e buscar as crianças aqui na Umuarama como sempre, e elas vão e voltam no ônibus”, pontua.

Autor: SME | Fonte: SME
00364890.jpg
Animação e saudade marcam primeiro dia de aulas na rede municipal. Curitiba, 26/07/2022. Foto: Luiz Costa/SMCS
1/1