AMPLIANDO OLHARES - Programa Linhas do Conhecimento

    Publicado por:  Cristiani Kufky Klais

No dia 18/05 a equipe do Programa Linhas do Conhecimento - PLC participou de uma manhã de formação, que aconteceu de forma online pela plataforma Google Meet. A formação contou com a participação das dez regionais, da equipe gestora do PLC e a articuladora pedagógica Karin Adriana Stiegler de Oliveira (NRE CIC).

A formação foi ministrada pela Representante do PLC do NRE BV, Andressa Pires, a qual compartilhou o seu conhecimento sobre os olhares da cidade, os ODS e Carta da Cidade Educadora. Para nortear a formação, foram utilizados dois textos como referencial teórico:

- Os sentidos da Cidade (2019), de Thiago Tavares das Neves e Gustavo Leite Sobral.

- A Carta das Cidades Educadoras, da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS. 

Os estudos iniciaram com uma dinâmica, onde o objetivo era registrar por meio de uma fotografia a sua vista do mundo por uma janela, partindo desta imagem o grupo levantou diversas questões sobre as sensações e olhares que podemos ter da cidade e os fatores que facilitam ou dificultam esse olhar.

Foi possível fazer uma reflexão sobre a forma como olhamos e percebemos o mundo ao nosso redor, onde fatores como a rotina, a velocidade e a dispersão dificultam o perceber e sentir a cidade. 

Foram utilizadas ferramentas tecnológicas (Google Meet, Padlet) e princípios da Aprendizagem Criativa.

Os participantes foram divididos em sub-grupos formando estações de trabalho (tato urbano, audição urbana, paladar urbano, olfato urbano, visão urbana) e tiveram a oportunidade de refletir sobre os questionamentos apresentados, fazendo relações com os ODS, a Carta das Cidades Educadoras e atividades que Programa Linhas do Conhecimento desenvolve, toda essa análise deveria levar em conta o que já existe em nossa cidade.

Para sintetizar a formação a equipe do Programa Linhas do Conhecimento, apresentou os resultados de cada sentido (explanação oral).

A formadora Andressa Pires ressaltou a importância de práticas e atividades significativas, para facilitar a visão e a percepção que os estudantes tem devem ter na cidade. E o compromisso dos representantes do PLC é tornar as janelas mágicas.

Autor: Hemanuelli Claudino dos Santos | Fonte: NRE CIC
00296454.jpg
AMPLIANDO OLHARES DA CIDADE
1/7