Ampliação Cultural - Circo - Programa Linhas do Conhecimento

    Publicado por:  Sandra Regina Dalla Stella Souza Lima

Na tarde do dia 27/03/2019, estudantes de 23 Escolas Municipais de Curitiba, do Pré ao 5º ano, tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo de um dos  circos tradicionais de Curitiba, o Zanchettini, instalado no Parque Barigui. Uma ação em parceria com o Projeto Linhas do Conhecimento.

As professoras Lizete Chultiz e Adriana Vida, juntamente com os estudantes do 3º Ano da EM Vereador João Stival, relataram que a experiência foi muito gratificante e contribuiu para a aproximação dos estudantes com outras formas de cultura e que esses momentos são de fundamental importância, pois articulam o trabalho realizado em sala e, até mesmo na Biblioteca da escola, com momentos de pura emoção e magia. As professoras agradeceram a oportunidade proporcionada às crianças.

O Professor Felipe Sobczynski Gon, da EM Foz do Iguaçu, também relatou sua experiência, escrevendo sobre a ansiedade dos estudantes, desde o momento da comunicação da contemplação até a chegada no circo. No trajeto, enquanto alguns prestavam atenção na paisagem, outros cantavam.  Mas todos estavam eufóricos. Durante o espetáculo, o professor percebeu que gostaram das diferentes apresentações, porém, o que mais chamou a atenção foi  o globo da morte, o tecido acrobático e os palhaços.

Após o espetáculo, na escola, o professor solicitou aos estudantes que fizessem um relato escrito e que o ilustrassem sobre  o que mais tinham gostado e chamado a atenção. O professor relata, também, que observou  que os estudantes gostaram muito da proposta e que para muitos a experiência ficará registrada para sempre na memória.

Depoimento  de uma estudante da EM Foz do Iguaçu:

Aluna: P. S. C

“Meu dia no circo foi muito bom porque foi a minha primeira vez no circo. Melhor ainda porque fui com minhas amigas da escola, a atração que eu mais gostei foi o tecido acrobático, achei muito legal. Também gostei dos palhaços, equilibrista e a moça das argolas. Achei muito interessante o globo da morte e os malabaristas. Gostei muito, pretendo voltar ao circo. Esse foi o meu dia nacional do circo”. 

 

Autor: NRE Santa Felicidade | Fonte: EM Foz do Iguaçu e EM João Stival
00209515.jpg
Circo
1/6