Amamentar vale ouro!

    Publicado por:  Roberta Portela de Oliveira

 

               Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância na incidência de algumas doenças e síndromes, o ano é marcado por campanhas mensais e tem por finalidade divulgar as causas e os engajamentos às ações:

JANEIRO - Branco: Mente sã, corpo são. 

FEVEREIRO - Roxo / Laranja: conscientização do lúpus, do Mal de Alzheimer e da fibromialgia.   

MARÇO - Azul Escuro: prevenção ao câncer colorretal.

ABRIL - Azul: “Conscientização do Autismo".

MAIO - Amarelo / vermelho: prevenção de acidentes de trânsito. Já o "Maio Vermelho", informar sobre a hepatite.

JUNHO - Vermelho: Dia Mundial do Doador de Sangue.

JULHO - Amarelo: conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.

AGOSTO - Dourado: Nesse mês, entre os dias 01 e 07, acontece a "Semana Mundial da Amamentação", por isso, o período é destinado às informações sobre o aleitamento materno.

SETEMBRO - Vermelho / Verde: ressaltar a importância de cuidarmos da saúde do coração. 

OUTUBRO - Rosa: conscientização sobre o câncer de mama.

NOVEMBRO - Azul: conscientizar a pessoas sobre a importante de prevenir e combater o câncer de próstata. Além disso, a cor também serve para campanhas votadas aos cuidados da diabetes.

DEZEMBRO - Laranja / Vermelho: conscientizar sobre a importância de combater o câncer de pele, enquanto o "Dezembro Vermelho" ressalta a necessidade de prevenir a AIDS.

            Sendo assim, para fechar com chave de ouro o mês de agosto, que simboliza o mês da amamentação, o CMEI Solitude em parceria com a Unidade de Saúde Solitude, inaugurou mais um novo espaço destinado para toda comunidade do bairro Cajuru. Durante meses as crianças e professoras do CMEI vêm realizando um maravilhoso trabalho com o Programa Mama Nenê, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde, que incentiva e promove a continuidade ao aleitamento. Por meio dele, as famílias têm flexibilidade de horários e podem amamentar seus bebês em espaços especialmente preparados para o momento. As mães que necessitam são orientadas a retirarem o leite materno, que é armazenado, aquecido adequadamente e ofertado a criança. 
           No CMEI Solitude o espaço do Mama Nenê é bem aconchegante e a equipe percebe que as famílias apreciam utilizá-lo. As crianças da unidade sabem sua função e valorizam muito a amamentação, demonstrando interesse no cotidiano por meio das brincadeiras e diálogos.  Em uma das reuniões do Conselho Mirim, nossas crianças contribuíram com muitas ideias que foram ganhando vida. Falaram que as mamães que utilizam a unidade de saúde, também mereciam ter um local como o da nossa unidade, onde pudessem amamentar os bebês. Sugeriram uma cadeira confortável com almofada e um lindo tapete. As professoras, então, iniciaram a realização das propostas sugeridas pelas crianças. Confeccionaram os convites, bordaram a almofada, o tapete, a cortina, e tudo pensado e planejado com os protagonistas do CMEI. Durante a semana, as crianças do PRÉ II foram de forma organizada por eles, até a Unidade de Saúde, para entregar os convites as gestantes. Organizaram também uma linda cesta de frutas, ajudaram na confecção dos laços dourados (símbolo da amamentação), do sachê com cheirinho de bebê, para as mamães colocarem nas roupinhas e aprenderam um pouco mais sobre a importância da amamentação com o folder que foi criado no ano passado. 
          Criar um espaço do Mama Nenê na Unidade de Saúde Solitude foi uma ideia construída coletivamente com as crianças e profissionais e por este motivo nos deu grande satisfação em prepará-lo. E foi com imensa alegria que no dia 30 de agosto, o espaço foi inaugurado e entregue a toda comunidade. Estavam presentes, neste momento especial, a diretora Alessandra Bachosky, a pedagoga Liliane Andreoli e as professoras Maria Cleonice Martins, Roberta Portela e Thais Thomaz do CMEI; Jaqueline dos Santos Rodrigues, da Gerência de Currículo; Evelise Zirhut, da Gerência de Organização do Trabalho Pedagógico; Andreia Cássia Velho, Articuladora do NRE/CJ; Mirian R. Senra, Assistente da Articuladora; Fabiana da Silva, Pedagoga do NRE/CJ; as enfermeiras da Unidade de Saúde; gestantes; mamães do CMEI com seus bebês e os nossos protagonistas: as crianças do PRÉ. Foi um momento único e que ficará em nossas lembranças. Com o desejo de que seja um espaço acolhedor, repleto de carinho, afeto e que promova e incentive a amamentação, inauguramos o espaço do MAMA NENÊ com muita alegria e satisfação em ter colaborado com a divulgação deste importantíssimo programa que também pode vir por meio das mamadeiras ou copinhos e que é oferecido pelas mamães, papais, avós, titios... enfim, por todos que zelam pelo pleno desenvolvimento dos bebês e das crianças pequenas.
Leite materno, amor líquido.

 

Autor: Solitude, CMEI | Fonte: Alessandra Bachosky e Fabiana da Silva
00239928.jpg
Mama II
1/6