Amamentar: um ato de Amor!!!

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Amamentar sempre esteve nos planos da mamãe Adriana. O sonho de ser mãe chegou com a vinda do seu primeiro filho o Vitor há 3 anos, que está matriculado maternal II. E agora há 1 ano com a vinda da Gabriela, que está matriculada no berçario único. 

“Quando ele nasceu, no primeiro mês de vida, eu não sabia amamentar, não fazia a amamentação no tempo adequado de 20 a 30 minutos em cada seio. Tive mastite, porem uma rede apoio rede de apoio de profissionais da saúde me ajudou e foram fundamentais para amamentar o Vitor e a Gabriela de forma exclusiva nos seis primeiros meses”, afirmou. Gabriela ainda mama e a mãe deseja que esta amamentação aconteça até pelo menos 2 anos, conforme recomenda o Ministério da Saúde.

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Corroborramos com as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno que são feitas no Brasil há 40 anos. Aqui em Curitiba o Programa Mama Nenê realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde, incentiva e promove a continuidade do aleitamento materno, primando pela saúde, qualidade de vida e bem estar dos bebês dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs).

 

                                            

Por meio do referido programa, as mães que têm flexibilidade de horários podem amamentar seus bebês nas instituições educativas, em espaços especialmente preparados para o momento, ou são orientadas a retirar o leite materno, que é armazenado, aquecido adequadamente e oferecido ao bebê.

A educação infantil de Curitiba é vanguarda na garantia do direito a amamentação. Com o Programa Mama Nenê, há 12 anos, profissionais, famílias e crianças incentivam e promovem o aleitamento materno através do acolhimento do bebê, da mãe e/ou do casal que amamenta. No CMEI temos um espaço especial para acolher as familias na institução, no nosso espaço Mama Nenê. E tambem promovemos ações ludicas e de conscientização com os profissionais, familias, comunidade e crianças.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Seguimos juntos em defesa da amamentação!

Autor: Ana Beatriz S. Cerqueira | Fonte: CMEI Centro Cívico
00309992.jpg
Amamentar é um ato de amor
1/5