Amamentar é um ato de amor!

    Publicado por:  Gislaine Cristina Bellis

Amamentar é um ato de amor!

A Educação Infantil de Curitiba está há 13 anos incentivando as famílias ao aleitamento materno! O aleitamento materno protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas e também é responsável por criar um laço entre mãe e filho.

O CMEI Parigot de Souza incentiva, apoia e acolhe a mãe no seu período de amamentação, em parceria com as Unidades de Saúde. São muitas as vantagens do aleitamento materno, pois é considerado como a primeira vacina do bebê, protege contra diarreias, infecções e muitas outras doenças. A proteção é ainda maior quando a criança é exclusivamente amamentada pelo leite materno nos seis primeiros meses de vida. E essa amamentação pode se estender por um período, indo além de um ano de vida.

O Programa Mama Nenê é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Saúde para intensificar o incentivo à amamentação nos CMEIS de Curitiba. O aleitamento materno contribui para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças, favorecendo seu processo de aprendizagem.

Mãe, você sabia que pode continuar amamentando seu bebê no CMEI?

Aqui em nossa unidade temos um espaço preparado, organizado, pensado especialmente para os bebês e suas mamães, com a intencionalidade de trazer conforto e incentivo a amamentação.

Ah, e os pais, avós também podem utilizar desse espaço para oferecer leite materno que foi armazenado para sua criança!

E se não tiver ninguém para dar o leite armazenado, as profissionais do CMEI também oferecem para a criança. Todas estamos preparadas para atender e incentivar o aleitamento materno!

Todos o meses incentivamos o aleitamento materno. mas em agosto comemoramos o “Agosto Dourado.” 

Entre as nossas ações, divulgamos o Programa mama Nenê para todas as famílias nos momentos de matrícula, incentivamos a amamentação através de informações e ofertando um espaço confortável para as mães e bebês, apresentamos o espaço também para as crianças do CMEI, onde elas entendem a funcionalidade do mesmo, participamos de formações ofertadas pelas SME, especialmente para berçários, realizamos registro em ATAS das reuniões onde uma das pautas é o incentivo a amamentação e elaboramos todo ano um folder informativo às famílias em alusão ao "Agosto Dourado", com fotos atualizadas de mamães que utilizam o espaço "Mama Nenê" para amamentar sua criança, deixando seus registros em nosso percurso.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do aleitamento materno. De acordo com a Organização Mundial de Saúde e Unicef, cerca de seis milhões de vidas são salvas anualmente devido ao aumento nas taxas de amamentação exclusiva até os seis meses de idade. Você pode acessar todas as iformações atualizadas através do site abaixo:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-08/agosto-dourado-amamentacao-previne-doencas-da-infancia

Que todas as mamães possam ter a oportunidade de amamentar sua criança com o melhor alimento que existe nos primeiros meses de vida, o leite materno.

Autor: Gislaine Cristina Bellis | Fonte: SME
00430241.jpg
Mamãe Rodelene e Ana Luisa - Fortalecendo o vínculo entre mãe e filha através da amamentação.
1/3