Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Alunos do Pilarzinho transformam papel velho em convite

    Publicado por:  Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas

           Quanto maior a população de um local, mais lixo se produz, por isso, a reciclagem é um processo muito importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas nas cidades. Com o enfoque no Meio Ambiente e nas experiências científicas, a professoras Rosemeire de Oliveira Lucio ensinou aos alunos da EM Pilarzinho como reciclar papel e apoiando-se na interdisciplinaridade com a professora de Artes, Livete Kindlemann, utilizaram o material reciclado para criar um convite para a 1ª Mostra de Trabalhos UEI Pilarzinho 2015. O trabalho foi realizado durante as duas últimas semanas de junho.

            Foram utilizados papel de caderno velho, folhas de revistas e jornais antigos para a criação da pasta de papel. “O procedimento é bem simples. Você deve picar o papel com a mão em pedacinhos bem pequenos e colocá-los em um recipiente com água durante aproximadamente um dia. Depois, deve enxaguá-los para retirar as impurezas e bater a mistura num liquidificador para criar uma pasta”, comenta Rosimeire. Para finalizar, despeja-se em outro recipiente com água limpa e com uma rede de náilon retira-se a pasta, apoiando numa superfície plana para poder fazer pressão e o papel compactar e soltar da rede. “No fim, é só esperar secar”, completa a professora.

            Para mostrar aos alunos que o papel reciclado pode ser tão útil como um papel novo, foi enfeitado com flores e folhas secas para a criação de um convite para a mostra de trabalhos da unidade. “O resultado foi um convite bonito e sustentável”, comenta Livete. 

Autor: Gustavo Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
00073662.jpg
Reciclagem
1/9