Alunos do 5º ano A aprendem sobre frações através do jogo "Papa todas"

    Publicado por:  Rafaela Marinho da Silva

A turma do 5º ano A  aprendeu sobre frações com  jogo Papa todas, um jogo divertido que estimula o raciocínio e a atenção. O jogo orientado pela professora Adriane Xavier teve as seguintes instruções:

JOGO: PAPA TODAS

OBJETIVO: Compreender o conceito de fração: comparar frações com diferentes denominadores; noção de equivalência de frações; leitura e representação de frações; resolução de problemas que envolvam as frações e realizar cálculo mental com frações.

RECURSOS: um baralho de frações com 32 cartas, uma tabela com tiras de frações e as regras do jogo para cada grupo.

REGRAS: O jogo papa todas de frações é bastante desafiador. Uma das suas principais vantagens é o desenvolvimento integrado de muitas ideias e noções diferentes sobre frações, e especial a relação entre frações equivalentes e comparação de frações.

O jogo é para grupos de 4 a 5 alunos.

Todo o baralho é distribuído entre os jogadores, que não veem suas cartas. Cada criança coloca suas cartas em uma pilha com os números virados para baixo.

A tabela com as tiras de fração é colocada no centro da mesa de modo que todos a vejam. Os jogadores combinam entre si um sinal ou uma palavra. Dado o sinal todos os alunos viram a carta de cima de sua pilha ao mesmo tempo e comparam as frações. O jogador que tiver a carta representando a maior fração vence a rodada e fica com todas as cartas (Papa Todas).

A tabela de tiras de frações pode ser usada se necessário para que as comparações sejam feitas. Se houver duas cartas de mesmo valor todas as cartas ficam na mesa e na próxima rodada o jogador com a maior carta papa todas, inclusive aquelas que estão na mesa. O jogo termina quando as cartas acabarem e o vencedor é a criança com mais cartas.

Os alunos do 5º ano A com auxílio das professoras, aprenderam a relacionar através do jogo, as frações equivalentes e quem tirava a carta com a maior fração. Criando também regras para o desempate quando necessário.

Autor: Ditmar Brepohl, EM | Fonte: Professora Adriane Cristina de Paula Xavier
00075592.jpg
Jogo Papa todas- 5º ano A
1/10