Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Alunos de Pedagogia realizam ação voluntária na EM Pilarzinho

    Publicado por:  Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas

    Na manhã do último sábado (24/10), os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia das Faculdades Opet realizaram na EM Pilarzinho Ação Voluntária, animando o sábado letivo dos alunos. O ato teve como objetivo oferecer as crianças atividades lúdico-pedagógicas com o intuito de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, percepção, atenção, coordenação motora fina e ampla, entre outros aspectos. A escola foi escolhida, pois integra o Projeto Equidade da Secretaria Municipal da Educação.

    As atividades desenvolvidas pelos universitários, sob a orientação da coordenação do curso e da coordenação de estágio, foram: desenho na bobina, pintura no rosto, circuito motor, atividades com as estações do ano, dança da cadeira e jogos intelectivos. Ao final da manhã, foram distribuídas as crianças presentes e doces que foram arrecadados pelos futuros pedagogos e pela ação do grupo Educacional Opet, que permitiu aos vestibulandos do curso que pagassem sua inscrição do vestibular agendado com a doação de um brinquedo.

    Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Cíntia Cargnin Cavalheiro Ribas, a ação foi muito importante tanto para a escola quanto para os estudantes da graduação, para ela os estudantes do curso de Pedagogia tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade da escola na prática, bem como, a sensação de um trabalho voluntário, que faz a diferença para a vida. "Se as pessoas se preocuparem em respeitar o próximo, em fazer a diferença a partir de pequenas ações de cidadania e solidariedade, encontraríamos, com certeza, um caminho para a construção de uma sociedade justa, igualitária e feliz", afirma. 

    Na unidade a ação foi muito bem recebida por toda a comunidade escolar. Para a coordenadora Siméia Araujo Brasileiro "As crianças participaram com muito entusiasmo e cooperação, demonstrando gratidão e alegria no final do período. A gestão recebeu essa iniciativa com grande satisfação, pois acreditamos em parcerias visionáriaspelo progresso da educação".

Autor: Gustavo Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM