Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Alunos da UEI Pilarzinho criam Rap dos conteúdos aprendidos

    Publicado por:  Samila Evelin Garai Fernandes

    Utilizar a música como instrumento dos processos de ensino e aprendizagem sempre traz bons resultados, visto que é um recurso que está inserido na realidade dos alunos atraindo sua atenção e seu interesse para a aula, fazendo com que se torne significativa e atrativa. Apropriando-se deste pensamento os professores Gustavo L. de S. Prestini, de Acompanhamento em Língua Portuguesa e Rosemeire de O. Lucio, de Ciências e Tecnologias, estão incentivando a criação de letras de música com o conteúdo aprendido por seus alunos.

    “Além de atrair o interesse dos estudantes, conseguimos trabalhar a produção e interpretação textual, coesão, coerência, unidade temática, função social da escrita, entre outras coisas que são de suma importância no aprendizado da língua portuguesa”, diz o professor Gustavo.

    Indo além da retomada de conteúdos, trabalha-se a produção da música com a utilização das tecnologias da informação e comunicação, fazendo com que os alunos se apropriem dos meios de construção deste tipo de expressão cultural. “Assim podemos nos aproximar dos conceitos da educomunicação que pressupõem o protagonismo do estudante, fazendo com que este aprenda a produzir e possa replicar este processo no seu dia a dia”, afirma a articuladora Josiane Pereira.

    Em acompanhamento pedagógico em língua portuguesa foram produzidos o “Rap das Eleições” e o “Rap da Robótica”, nas aulas de Ciências e Tecnologias, foi desenvolvido o “Rap da Pangeia”. “A experiência foi muito boa, os alunos participam ativamente da aula, eles conseguiram expressar musicalmente tudo o que aprenderam. Apesar de ainda não ter terminado o conteúdo de paleontologia, já tenho a sensação de dever cumprido, pois sei que está produção eles irão levar para a vida”, afirma a professora Rosemeire de Oliveira.

          

  EMUSI

    Na próxima quinta-feira(25), os estudantes da UEI Pilarzinho irão apresentar  rap no Encontro de Música da RME no período da manhã.

    Confira abaixo as músicas gravadas pelos estudantes.

Rap Eleição

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2018/10/mp3/00192444.mp3

Rap Robótica

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2018/10/mp3/00192446.mp3

Rap Pangéia

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2018/10/mp3/00192445.mp3

 

Autor: Gustavo Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
00192443.jpg
rap
1/1