Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Alunos da EM Pilarzinho transformam sucata em brinquedo

Publicado por:  Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas

Para atrair a atenção dos alunos utilizando atividades diferenciadas e conscientizá-los da importância da separação do lixo e da preservação do meio ambiente, as professoras Bruna S. Kawasinski e Rosemeire de Oliveira Lúcio transformaram garrafas pet em foguete – que voou de verdade e em um brinquedo conhecido como bilboquê. As atividades foram realizadas durante as aulas de Meio Ambiente e de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação, na UEI da EM Pilarzinho.

Alem das questões ambientais, na produção do foguete, foram trabalhadas noções de física e química, dando uma introdução de como funcionam os combustíveis e o porquê de causarem o movimento das coisas e como acontece a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio que foram utilizadas para fazer o foguete alçar vôo.

O bilboquê é um brinquedo que consiste em uma esfera presa por uma corda em um suporte. Com o movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte. Este brinquedo auxilia no desenvolvimento de motricidade, noção espacial e lateralidade.

Para a coordenadora Siméia Araújo Brasileiro "ver a integração entre as práticas de aprendizagem sendo consolidada, é de grande importância para educação integral de nossas crianças, principlamente quando há a participação efetiva entre professores e alunos de forma dinâmica e produtiva."

A experiência com o foguete, pode ser assistida numa vídeo-aula do canal Manual do Mundo no Youtube através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=5MdUyZwaFfQ.

Autor: Gustavo Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
Brinquedo de sucata