As aulas de ciências são sempre repletas de experiências, e quando envolvem comida elas ficam ainda mais interessantes. A reação química entre sal, leite integral e vinagre produz um delicioso produto alimentício conhecido como ricota. Foi essa a deixa para que a professora Rosemeire de Oliveira Lúcio, durante a aula de Ciências e TIC’s, ensinasse além de reações químicas, a disciplina de língua portuguesa e de quebra alimentação saudável.
Para a professora Bruna S. Kawasinski, que trouxe a receita, ela é vantajosa “por ser natural, a ricota fica leve e saudável, o bolso ganha economicamente por ser mais barato e o corpo agradece”. A receita é simples deve-se ferver o leite até subir, acrescentar o vinagre branco e despejar a mistura em uma peneira. A reação química entre leite integral (base) e vinagre (ácido) produz a caseína, como os dois líquidos não se misturam, formam-se bolas, transformando-se numa ricota caseira. Depois tempera-se com cheiro-verde, orégano, legumes e sal a gosto.
“A receita é um gênero textual, por isso aproveitei para ensinar alguns aspectos da língua portuguesa enquanto passava os ingredientes aos alunos, como o caso do verbo imperativo que expressa uma ordem que deve ser feita. Muito comum em receitas”, afirmou Rosemeire.
Ao fim da aula, os alunos e funcionários da unidade degustaram o resultado da receita com bolachas de água e sal.
Autor:
Gustavo Prestini
|
Fonte:
Pilarzinho, EM