Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Alunos da EM Pilarzinho aprendem alternativa saudável ao refrigerante

    Publicado por:  Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas

       A obesidade infantil e a diabetes em crianças se tornaram problemas sérios em nosso país. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos estão com o peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que 15%, são obesas. Pensando nisso, a professora Bruna S. Kwasinski, da EM Pilarzinho, apresentou aos alunos uma versão mais saudável do refrigerante para aqueles que não conseguem largar o estalar das bolhas de gás carbônico das bebidas.

            “A receita é simples”, comenta Bruna. “É só misturar uma parte de suco de alguma fruta que você goste, para sete partes de água com gás e pronto, uma bebida gaseificada, sem adição de açúcar para ser consumida”.

            A alternativa estimula as crianças a consumirem sucos de frutas naturais que contem vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas necessários ao bom desenvolvimento do organismo, reduzindo o consumo de refrigerante, bebida que contem grandes quantidades de açúcar, sódio e corantes.

            A atividade foi feita durante as aulas de Práticas de Educação Ambiental e Alimentação saudável, ministradas na Unidade de Educação Integral da escola. O sucesso entre os alunos foi tanto, que as 12 garrafas de água gaseificada trazidas pela professora não deram conta da demanda insaciável das crianças. Além da bebida, a professora ainda mostrou aos alunos o açúcar mascavo, mais saudável que o refinado – mais comum na casas.

Autor: Gustavo Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM