Alunos aprendem sobre preservação no Reinhard Maack

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

Antes da tão esperada trilha com os brinquedos de madeira do Bosque Reinhard Maack, no Hauer, os 29 alunos da Escola Municipal Professor Sonia Maria Coimbra Kenski puderam conhecer mais sobre a área de mata e sobre o aventureiro que dá nome à unidade de conservação, revitalizada e reaberta em agosto deste ano.

Essa foi a atividade do programa Linhas do Conhecimento, que levou os estudantes da escola de Santa Felicidade a um verdadeiro caminho de aprendizado e aventuras. Em pauta, estiveram a identificação das árvores que formam o bosque e a importância de se conservar a natureza.

A aluna Júlia Moreira Schmitt, de sete anos, contou que ficou impressionada com as araucárias e toda a estrutura do local. “Precisamos cuidar da mata e do bosque por que ele é para todos, não apenas para as crianças”, destacou. Ela disse, ainda, que pretende voltar com a família e tem certeza que até a sua irmã, de 13 anos, vai gostar.

Dos 16 brinquedos do Bosque, recentemente revitalizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o que mais fez sucesso foi a tirolesa. Foi lá que o estudante Arthur Mazai, também de sete anos e portador de necessidades especiais, mais se divertiu.

Para as professoras Natacha Souza Neves Prosdócimo, regente da turma, e Celeni Borges Zarpelon, de ciências, que acompanhavam a atividade, o aluno surpreendeu. “Foi a primeira aula de campo dele e foi muito mais proveitoso do que imaginávamos”, comemorou Natacha.

O bosque
Entregue à cidade no final de 1989, o Reinhard Maack possui uma área de 78 mil metros quadrados de área coberta pela vegetação original de Curitiba. Lá é possível encontrar araucárias, aroeiras, caúbas, pessegueiros-bravos, bracatingas, paus-de-bugre e branquilhos.

Seu nome vem do aventureiro alemão que chegou ao Brasil em 1923 para ser engenheiro de minas da Cia. de Mineração e Colonização do Paraná. Foi ele quem descobriu e mediu o ponto mais alto do Estado, o "Pico do Paraná", localizado na Serra do Mar.

Autor: NRE Santa Felicidade | Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
00151508.jpg
Reinhard Maack_EM Sonia Kenski
1/7